Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Nefrologia

Homem de 28 anos é trazido ao PS após queda de aproximadamente 3 metros de altura um dia antes. Notou que sua urina tornou-se mais escura, semelhante a chá. Revela ainda que fez uso de cocaína antes da queda. Apresentava marca na dobra do cotovelo, sugestiva de droga injetável. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, euvolêmico, afebril e eupneico. Sua coxa e parte da nádega esquerdas estão empastadas. Os exames colhidos revelam: creatinina = 3,0mg/dL, potássio = 6,0mEq/L, cálcio= 7,5mg/dL, fósforo= 7,5mg/ dL, urina tipo 1= proteína++, hemácias++ e presença de muitos cilindros granulares. O diagnóstico para esse paciente é de insuficiência renal (X) devida à/ao (Y). Qual das abaixo completa melhor as lacunas?

A
(X) aguda - (Y) rabdomiólise.
B
(X) aguda - (Y) nefropatia por HIV.
C
(X) aguda isquêmica - (Y) uso de cocaína.
D
(X) crônica - (Y) nefropatia por HIV.
E
(X) crônica pré-renal - (Y) sequestro de líquido.
Homem com história de impotência sexual progressiva e claudicação intermitente de longa data (> 1 ano), que tem se agravado. Ao exame clínico percebe-se acentuada diminuição dos pulsos femorais. Deve-se pensar em:
Paciente do sexo feminino, 71 anos, antecedentes de fratura de fêmur com osteossíntese há 2 anos, doença arterial coronária submetida e insuficiência cardíaca diastólica. Há cinco dias internou na unidade de terapia intensiva por broncopneumonia e insuficiência respiratória, tendo sido necessário ventilação mecânica. Há dois dias respira espontaneamente com suplemento de oxigênio por máscara. Desde então, apresenta períodos com sonolência excessiva, dificuldade de manter a atenção e pensamento desorganizado. Qual das seguintes afirmações sobre a epidemiologia do delirium em idosos é FALSA?
Os defeitos da parede abdominal anterior e os da região inguinal são relativamente frequentes na criança e é tratado por cirurgião pediátrico. Referente às doenças apresentadas e a conduta preconizada podemos afirmar:
Você atende na emergência uma criança de 24 meses de idade com convulsão febril clinicamente bem caracterizada. Para afastar a possibilidade de infecção do sistema nervoso central, a decisão de realizar punção lombar está CORRETA em qual das situações abaixo?
Compartilhar