Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Homem de 29 anos de idade, agricultor, admitido no HCTCO com cefaleia, prostração, mal-estar, febre, calafrios, náuseas, mialgias intensas nas panturrilhas há 4 dias. Evoluiu há 2 dias com diminuição do volume urinário e icterícia. Informa a ocorrência de uma enchente no seu bairro uma semana antes do inicio dos sintomas. Ao exame físico apresentava-se T. axilar de 39°, icterícia rubínica (3+/4+), sufusões hemorrágicas nas conjuntivas e petéquias nos membros superiores. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável dos exames laboratoriais abaixo, qual NÃO seria o achado esperado?

A
K+ de 3,0m Eq/l.
B
Plaquetas de 49.000.
C
Creatinina de 6,2 mg/100ml.
D
CPK 212 U/l.
E
Bilirrubina direta de 5 mg % e indireta de 12 mg%.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. Caso a operação realizada nesse paciente tenha sido potencialmente contaminada, é recomendável que a antibioticoprofilaxia seja prolongada por mais 24 horas.
<p>A doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal; 2. Os sintomas neurológicos da doença de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina; 3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal; 4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. Assinale a alternativa CORRETA. </p>
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, exceto:
São complicações da tireoidectomia total: 1. hipocalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente. 2. hipercalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente. 3. sangramento, rouquidão. Está(ão) correta(s):
Compartilhar