Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Homem de 29 anos de idade, agricultor, admitido no HCTCO com cefaleia, prostração, mal-estar, febre, calafrios, náuseas, mialgias intensas nas panturrilhas há 4 dias. Evoluiu há 2 dias com diminuição do volume urinário e icterícia. Informa a ocorrência de uma enchente no seu bairro uma semana antes do inicio dos sintomas. Ao exame físico apresentava-se T. axilar de 39°, icterícia rubínica (3+/4+), sufusões hemorrágicas nas conjuntivas e petéquias nos membros superiores. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável dos exames laboratoriais abaixo, qual NÃO seria o achado esperado?

A
K+ de 3,0m Eq/l.
B
Plaquetas de 49.000.
C
Creatinina de 6,2 mg/100ml.
D
CPK 212 U/l.
E
Bilirrubina direta de 5 mg % e indireta de 12 mg%.
Psiquiatra interconsultor de hospital geral é chamado para avaliar paciente em confusão mental com crônica dependência ao álcool. O paciente se encontra internado há quatro dias por politraumatismo, com lesões corto-contusas em cabeça, tórax e membros, e os estudos radiológicos de crânio e esqueleto restante não revelaram fraturas. A avaliação demonstra comportamento desorganizado, desatenção, desorientação e comportamento hostil com contactantes, aparentemente motivado por falso reconhecimento de desafetos. Os dados vitais, exame físico e neuromotor se revelam normais e a enfermagem relata que o paciente foi admitido exibindo-se orientado e o quadro se instalou somente no segundo dia de internação. O médico solicitante levanta a hipótese de síndrome de abstinência ao álcool e pede orientação para iniciar prescrição medicamentosa. Assinale a hipótese ou conduta a ser orientada pelo médico:
São critérios diagnósticos para distúrbio autista: I - Falta de reciprocidade social ou emocional; II - Falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, não compensada por outros meios (apontar, usar mímica); III - Preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados; IV - Preocupação persistente com partes de objetos.
Criança de 12 anos, internada com quadro de edema, eritema e dor na região periorbitária do olho esquerdo, refere que, nos últimos dias, de modo estranho, não consegue movimentar o olho esquerdo, preferindo mantê-lo fechado, evitando com isso ver duas imagens. Quando examinado, o paciente encontra-se com as pupilas centradas, e a diplopia piora ao olhar para a direita ou para a esquerda; demonstra também deficiência na abdução do olho esquerdo. Diante do descrito, qual o diagnóstico clínico, a causa da complicação observada e a antibioticoterapia indicada?
Paciente mergulhou em águas rasas há 2 horas. Chega à emergência consciente e orientado. Radiograma cervical em perfil mostra luxação total de C6 sobre C7. Assinale a alternativa que corresponde ao seu exame físico:
Compartilhar