Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Nefrologia

Homem de 32 anos chega à emergência do hospital com queixa de tosse produtiva, dispneia e dor torácica à direita, há quatro dias, sem sintomas prévios. Tem diagnóstico de SIDA há quatro meses, quando fez dosagem de CD4 = 178. É tabagista e informa uso irregular de antirretrovirais, assim como de profilaxia para pneumocistose. Ao exame físico apresenta: Tax 38,3°C, FC 125 bpm, FR 36 mrpm, SaO2 89% e PA 80/50 mmHg. Ausculta cardíaca sem sopros. Ausculta pulmonar com estertores crepitantes junto às bases. Exame neurológico normal e palpação do abdome sem hepatoesplenomegalia. Os exames laboratoriais evidenciaram: leucocitose com aumento das formas jovens, anemia, DHL elevado e hiponatremia. O radiograma de tórax revelou infiltrado alvéolo-intersticial difuso, acometendo mais o lóbulo inferior direito, sem alargamento do mediastino e sem derrame pleural. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Pneumonia bacteriana.
B
Criptococose pulmonar.
C
Tuberculose pulmonar.
D
Pneumonia por Pneumocystis jirovecii.
E
Histoplasmose.
Um indivíduo de 85 anos, após perda recente de sua esposa, passa a apresentar perda de interesse pela leitura e insônia. Seus familiares notaram alguns lapsos de memória para fatos recentes, sem, no entanto, afetar suas atividades da vida diária, pois prefere continuar morando sozinho. Sua tomografia computadorizada de crânio revelou acentuação dos sulcos corticais com redução volumétrica do encéfalo. Qual das alternativas abaixo define a melhor conduta a ser tomada no momento?
Qual o sinal mais importante em pós-operatório de osteossíntese de tíbia e fíbula que evidencia uma síndrome compartimental?
Doença com incidência entre 1/20.000 e 1/200.000 nascidos vivos, que cursa com desenvolvimento de catarata, cirrose e retardo mental, se não diagnosticada e conduzida adequadamente nos primeiros meses de vida. As crianças acometidas por essa doença têm contraindicação absoluta do leite humano, de vaca e de cabra ou de qualquer outro leite que contenha lactose. Essa doença é:
Pensamentos recorrentes e insistentes, desagradáveis e contrários à índole do paciente, referem-se a:
Compartilhar