Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Nefrologia

Homem de 32 anos chega à emergência do hospital com queixa de tosse produtiva, dispneia e dor torácica à direita, há quatro dias, sem sintomas prévios. Tem diagnóstico de SIDA há quatro meses, quando fez dosagem de CD4 = 178. É tabagista e informa uso irregular de antirretrovirais, assim como de profilaxia para pneumocistose. Ao exame físico apresenta: Tax 38,3°C, FC 125 bpm, FR 36 mrpm, SaO2 89% e PA 80/50 mmHg. Ausculta cardíaca sem sopros. Ausculta pulmonar com estertores crepitantes junto às bases. Exame neurológico normal e palpação do abdome sem hepatoesplenomegalia. Os exames laboratoriais evidenciaram: leucocitose com aumento das formas jovens, anemia, DHL elevado e hiponatremia. O radiograma de tórax revelou infiltrado alvéolo-intersticial difuso, acometendo mais o lóbulo inferior direito, sem alargamento do mediastino e sem derrame pleural. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Pneumonia bacteriana.
B
Criptococose pulmonar.
C
Tuberculose pulmonar.
D
Pneumonia por Pneumocystis jirovecii.
E
Histoplasmose.
Você se encontrava de plantão em um grande hospital terciário, como clínico, e o residente médico da oftalmologia solicitou o seu parecer clínico para um paciente diabético que estava internando de urgência por grave complicação oftalmológica. Sendo a Retinopatia Diabética (RD) umas das principais complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) e a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos, para ajudar no controle do paciente, você CORRETAMENTE orientou que:
Uma menina de 5 anos de idade é levada por sua mãe ao setor de urgência quinze dias após uma infecção de vias áreas superiores. Ao exame você observa Temperatura axilar de 40°C, tornozelos e joelhos com sinais flogisticos (edema e dor). A ausculta cardíaca revela sopro sistólico de grande intensidade. Estes achados são consistentes com qual das seguintes doenças?
Paciente, 58 anos de idade, apresenta ao toque retal, próstata aumentada de tamanho (40 g), superfície lisa, parenquimatosa, sulco mediano presente. A dosagem do PSA sérico total revelou níveis de 11,5 mg/ml em duas amostras diferentes. A conduta é:
Com relação ao tratamento da Hipertensão Arterial, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar