Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Neurologia

Homem de 32 anos é atendido em pronto-socorro municipal apresentando queixas de cefaleia, náuseas, visão turva e diarreia controlados com hidratação e medicação sintomática. Cerca de 20 dias depois começa a apresentar dormências nas mãos e nos pés. Informa ainda que sente “o músculo tremer sozinho”, principalmente nas coxas. O diagnóstico mais provável é:

A
intoxicação crônica por mercuriais.
B
intoxicação sub-aguda por agrotóxicos.
C
neuropatia periférica tardia por chumbo inorgânico.
D
neuropatia tardia por organo-fosforados.
E
neuropatia tardia por glifosato (mata-mato®).
No sangramento abundante das lesões hepáticas grau V, podemos empregar uma manobra na tentativa de controlar ou diminuir a perda sanguínea do paciente. Essa manobra é executada colocando-se uma pinça vascular delicada através do forame de Winslow em direção à margem do ligamento hepatoduodenal. A denominação é dessa manobra é: (Referência: GAMA RODRIGUES, J. J.; MACHADO, M. C. C.; RASSLAN, S. - Clínica Cirúrgica FMUSP. Editora Manole 2008).
Duas semanas após a realização de uma colecistectomia laparoscópica, uma paciente de 30 anos apresenta-se ictérica. O exame ultrassonográfico do abdome revela leve dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas com imagem ecogênica produzindo sombra acústica localizada no colédoco distal. A melhor conduta nesse caso é:
Paciente de sexo feminino com 70 anos apresenta dor contínua em quadril direito, que é também referida em face interna de coxa e joelho e com restrição dos movimentos do quadril em questão. Tem diagnóstico clínico de artrose de articulação coxofemural. Que alterações são esperadas no RX do quadril?
Criança de 3 anos com história de seis dias de hipertermia, ao exame físico apresenta conjuntivite, queilite, linfonodomegalia cervical, exantema em troncos, mãos e pés. A hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica específica são, respectivamente:
Compartilhar