Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Hepatologia

Homem de 32 anos vem ao posto de saúde preocupado porque, ao realizar doação de sangue, foi impedido de fazê-la, por apresentar exames alterados para hepatite B. Seus exames revelam:HBsAG:não reagente;Anti-HBs:reagente;Anti-HBc IgM:não reagente;Anti-HBc IgG:reagente. Qual a melhor interpretação para esses resultados?

A
Trata-se de hepatite B crônica ativa
B
O paciente foi vacinado para hepatite B
C
O paciente desenvolveu imunidade em infecção passada
D
É um caso de hepatite B aguda
E
O paciente pode estar no período de janela imunológica
Mariana chega à consulta com queixa ocular de embaçamento visual progressivo e dor leve no olho direito, apresentando ao exame hiperemia da conjuntiva mais intensa em volta da córnea (perilimbar), ausência de secreção e pupila miótica. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor define o diagnóstico:
Escolar de 9 anos, sexo feminino, é atendida no serviço de atendimento de emergência com queixa de edema e hiperemia palpebral, dor local, hiperemia conjuntival e limitação da motilidade do olho direito há 4 dias. A mãe refere que, há cerca de duas semanas, apresentou infecção de vias aéreas superiores. Assinale a alternativa que apresenta o provável diagnóstico para esse caso.
João Inácio 50 anos, tabagista 1 maço dia, morador do Conjunto Ceará na cidade de Fortaleza, operador de britadeira a 5 anos, Relata que aproximadamente a 1 mês vem tendo crises de tonturas, que na maioria das vezes o faz sentar para não cair pois não consegue sequer caminhar ou ficar em pé durante as crises, que acompanham- se de zumbido no ouvido esquerdo e diminuição da audição , refere ainda que quando tem essa tontura ela se acompanha de náuseas e vômitos de pequena monta, relata ainda que em ocasiões sente uma pressão no ouvido esquerdo e zumbido antes das crises. Qual a causa mais provável do quadro acima?
Criança de um ano de idade apresenta choro intermitente, acompanhado de palidez, sudorese fria e vômito. Exame físico demonstra desidratação, massa palpável em hipocôndrio direito e sinal de Dance positivo. O diagnóstico provável é:
Compartilhar