Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem de 35 anos procura seu clínico por quadro, iniciado três meses antes, de febre baixa vespertina, tosse seca, anorexia, perda ponderal e sudorese noturna. Seu exame físico revela presença de crepitações bibasais, sem broncoespasmo. Os exames laboratoriais mostram presença de eosinofilia (1.000 cel/mm³), com exame parasitológico de fezes e dosagem sérica de imunoglobulinas normais. A radiografia de tórax revela presença de infiltrado pulmonar periférico bilateral. Frente aos dados acima, a melhor opção terapêutica para o caso é prescrever:

A
albendazol.
B
prednisona.
C
hidroxiureia.
D
montelucast.
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. O paciente deseja realizar uma cirurgia com menor risco de recidiva. A melhor escolha do seu médico é:
São doenças definidoras de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, EXCETO:
Com relação à pneumonia por hipersensibilidade, assinale a alternativa CORRETA:
Analise as seguintes afirmações sobre as alterações fisiológicas da gestação: I -ocorre dilatação ureteral. II - o volume urinário diário não está aumentado. III - o aumento da frequência urinária decorre da compressão exercida pelo útero gravídico na bexiga. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar