Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Vascular

Homem de 40 anos, arrítmico, sem outras comorbidades, chega ao pronto-socorro com história de dor súbita intensa e resfriamento em panturrilha esquerda há aproximadamente 4 horas. Nega história de claudicação intermitente prévia. Exame físico: membro inferior esquerdo pálido, com dor à palpação de panturrilha e sem pulsos femoral, poplíteo, tibial posterior e pedioso. No membro contralateral, todos os pulsos estão presentes e cheios. Assinale o diagnóstico e conduta.

A
Oclusão arterial aguda embólica; anticoagular o paciente e encaminhá-lo o mais rápido possível para o centro cirúrgico para desobstrução arterial de urgência.
B
Oclusão arterial aguda trombótica; anticoagular o paciente e encaminhá-lo o mais rápido possível para o centro cirúrgico para se proceder à desobstrução arterial de urgência.
C
Oclusão arterial aguda embólica; anticoagular o paciente, enfaixar os membros inferiores, colocá-los em proclive, realizar fasciotomia para tratar a síndrome compartimental instalada e programar arteriografia.
D
Oclusão arterial aguda trombótica; anticoagular o paciente, enfaixar os membros inferiores, colocá-los em proclive e programar arteriografia.
E
Oclusão arterial aguda embólica; enfaixar os membros inferiores, colocá-los em posição de Trendelemburg e iniciar anticoagulação sistêmica.
Em uma mulher grávida, a tuberculose pulmonar e, principalmente, extrapulmonar, além de linfadenite, está associada a um maior risco de prematuridade, retardo de crescimento fetal, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. A partir do comprometimento placentário, os bacilos tuberculosos atingirão primeiramente que órgão?
Com relação ao aleitamento materno e à infecção na nutriz, assinale a alternativa CORRETA:
Um paciente submete-se à cirurgia bariátrica e apresenta, no pós-operatório, vômitos incoercíveis, confusão mental, amnésia anterógrada, nistagmo e ataxia. Qual das afirmativas abaixo corresponde ao diagnóstico que deve ter tratamento de emergência?
Homem, 27 anos, sofre queda de motocicleta com trauma em ombro E. Ao exame, apresenta dor, diminuição da abdução do braço E e sinal da tecla de piano. Qual o diagnóstico?
Compartilhar