Homem de 40 anos, arrítmico, sem outras comorbidades, chega ao pronto-socorro com história de dor súbita intensa e resfriamento em panturrilha esquerda há aproximadamente 4 horas. Nega história de claudicação intermitente prévia. Exame físico: membro inferior esquerdo pálido, com dor à palpação de panturrilha e sem pulsos femoral, poplíteo, tibial posterior e pedioso. No membro contralateral, todos os pulsos estão presentes e cheios. Assinale o diagnóstico e conduta.
A
Oclusão arterial aguda embólica; anticoagular o paciente e encaminhá-lo o mais rápido possível para o centro cirúrgico para desobstrução arterial de urgência.
B
Oclusão arterial aguda trombótica; anticoagular o paciente e encaminhá-lo o mais rápido possível para o centro cirúrgico para se proceder à desobstrução arterial de urgência.
C
Oclusão arterial aguda embólica; anticoagular o paciente, enfaixar os membros inferiores, colocá-los em proclive, realizar fasciotomia para tratar a síndrome compartimental instalada e programar arteriografia.
D
Oclusão arterial aguda trombótica; anticoagular o paciente, enfaixar os membros inferiores, colocá-los em proclive e programar arteriografia.
E
Oclusão arterial aguda embólica; enfaixar os membros inferiores, colocá-los em posição de Trendelemburg e iniciar anticoagulação sistêmica.
Outras questões
A tuberculose é a maior causa de doença infecciosa e morte em todo mundo. Em relação a esta doença assinale a alternativa INCORRETA:
São doenças obrigatoriamente de transmissão sexual:
Responda de acordo com as assertivas abaixo:I. O cisto tireoglosso é palpável na linha média do pescoço, é móvel à protusão da língua e à deglutição, devido a sua comunicação com a base da língua.II. O tratamento é cirúrgico e consiste na ressecção do cisto e do trajeto fistuloso até o osso hioide.III. O cisto tireoglosso pode manifestar-se como um abscesso cervical mediano, com fistulização secundária, ou mesmo sofrer degeneração maligna.
Uma escolar de 6 anos vem ao pronto-socorro com história de febre alta há 24 horas, odinofagia, vômitos e cefaleia. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com hiperemia de faringe e adenomegalia cervical. O pediatra prescreve amoxicilina e, após 24 horas, retorna com exantema maculopapular em tronco e face (exceto em região perioral). Apresenta, ainda, hipertrofia de amígdalas com placas esbranquiçadas e língua bastante hiperemiada e sabugosa. O diagnóstico mais provável é: