Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 40 anos com quadro agudo de dor súbita no epigástrio e irradiação para todo o abdome há seis horas, vômitos claros no início e parada da eliminação de gases. No exame físico, com contratura abdominal e com sinais de irritação peritoneal em todo o abdome. O exame complementar inicial a ser realizado será:

A
RX de tórax e abdome.
B
Hemograma completo.
C
Urina.
D
Ultrassonografia de abdome total.
E
Tomografia computadorizada de abdome total.
Homem, 32 anos de idade, 67 kg e 1,70 m de altura procura unidade básica de saúde com queixa de tosse e expectoração há 4 semanas. Feita investigação diagnóstica com realização de uma radiografia de tórax e 3 baciloscopias, foi confirmado o diagnóstico de tuberculose pulmonar e iniciado tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol: 4 cps em dose única, uma hora antes do almoço. Paciente retorna após 10 dias, queixando-se de náuseas e vômitos nos dois últimos dias. Além de sintomáticos, a conduta mais adequada para este caso seria orientar o paciente a:
Uma menina, com 7 anos de idade, é levada ao consultório médico e recebe o diagnóstico de faringite aguda. Os principais agentes envolvidos, por ordem de frequência são:
Causa principal de cegueira reversível no Brasil é:
Numa paciente de 53 anos que apresentava dor abdominal eventual, anemia, episódios de melena e mudança do hábito intestinal, os exames, incluindo ultrassonografia, colonoscopia e tomografia computadorizada, levaram a suspeita diagnóstica de uma mucocele do apêndice. No ato cirúrgico, o diagnóstico de mucocele do tipo III foi confirmado. Qual a conduta terapêutica a ser adotada?
Compartilhar