Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 40 anos com quadro agudo de dor súbita no epigástrio e irradiação para todo o abdome há seis horas, vômitos claros no início e parada da eliminação de gases. No exame físico, com contratura abdominal e com sinais de irritação peritoneal em todo o abdome. O exame complementar inicial a ser realizado será:

A
RX de tórax e abdome.
B
Hemograma completo.
C
Urina.
D
Ultrassonografia de abdome total.
E
Tomografia computadorizada de abdome total.
Aneurisma é caracterizado pela dilatação anormal de um vaso sanguíneo causado pelo enfraquecimento de suas paredes e podem ocorrer basicamente em qualquer vaso sanguíneo. Com relação à patogênese dos aneurismas arteriais, assinale a alternativa verdadeira:
São fatores de risco para suicídio: I. Alcoolismo. II. Gênero masculino. III. Desemprego. IV. Dor crônica. Quais estão corretas?
Recém-nascido por parto normal, 41 semanas, líquido meconial fluido, Apgar 2, 5 e 7 no primeiro, quinto e décimo minutos, respectivamente. Com 5 horas de vida apresentou episódios de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se indicar a seguinte droga:
Paciente, 70 anos, masculino, no 6º mês PO de correção de aneurisma de aorta torácico, apresenta, após copiosa refeição, quadro de vômitos e dor torácica intensa. Evolui com quadro de choque após horas com sinal de Hamman (+). Trata-se mais provavelmente de:
Compartilhar