Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem de 40 anos encontra-se em unidade de terapia intensiva com diagnóstico de pneumonia, choque séptico e íleo metabólico. Está em uso de noradrenalina 0,4 ?g/kg/min e antibioticoterapia e sob suporte ventilatório mecânico com FiO2 de 60%. Nas últimas 24 horas, apresentou 1,5 litro de drenagem de líquido de estase pela sonda nasogástrica. Apresenta abdome distendido com RHA ausente. Gasometria arterial: pH 7,40, bicarbonato 24 mEq/L e pressão parcial de gás carbônico (pCO2) 36 mmHg. Exames laboratoriais: sódio 135 mEq/L e cloro 80 mEq/L. Em relação aos distúrbios metabólicos, podemos afirmar que:

A
A presença de pH, pCO2 e bicarbonato normais descarta alterações ácido-básicas.
B
Apresenta acidose metabólica com anion gap aumentado e alcalose metabólica.
C
Apresenta acidose metabólica hiperclorêmica compensada por alcalose respiratória.
D
Apresenta acidose metabólica com anion gap normal compensada por alcalose metabólica.
E
Apresenta acidose metabólica normoclorêmica compensada por alcalose respiratória.
Paciente do sexo feminino, 33 anos, professora desde os 18 anos, comparece ao ambulatório de otorrinolaringologia com queixa de disfonia progressiva há cerca de 10 meses. Refere que a disfonia se agrava no final do dia, após o turno de trabalho. Nega álcool e tabagismo. Frente a esse caso, qual a principal hipótese diagnóstica?
Sobre o Tumor de Wilms é correto afirmar que:
Recém nascido com 3 dias de vida apresenta conjuntivite com secreção purulenta e abundante e quemose, pálpebras demaciadas, tensas conjuntiva avermelhada. O diagnóstico mais provável da conjuntivite é:
Em relação a conduta diante de corpos estranhos em conduto auditivo externo:
Compartilhar