Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 44 anos apresentando sintomas compatíveis com hipoglicemia há cerca de 20 dias. Nega uso de qualquer medicamento. Os exames realizados revelaram: Glicemia de jejum = 38,45 e 48 mg/dl, as insulinemias basais (dosadas juntamente com as mencionadas glicemias) foram de 16,10 e 8 um/ml (N - até 6 ) e a dosagem de Peptídeo - foi de 8,2 ng/ml (N = 0,3 - 3,5). A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Hipoglicemia autoimune.
B
Pancreatite crônica.
C
Hipoglicemia induzida por insulina exógena .
D
Insulinoma.
E
Diabetes instável.
A Endoscopia Digestiva Alta (E.D.A.) é um procedimento amplamente usado em crianças para diagnóstico de patologias do Tubo Digestivo Superior. São indicações para a EDA em crianças, exceto:
As situações abaixo referem-se à baixa estatura não tratada. Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes. ( ) Edema de pés e mãos ao nascimento, curva de crescimento inferior ao percentil 5 (p5), atraso nas aquisições psicomotoras e hipogonadismo hipergonadotrófico são características de paciente 46,XX/45,X. ( ) Cardiopatias congênitas, doença celíaca, pneumonias de repetição e desnutrição só comprometem o crescimento, se na época da doença existir idade óssea avançada. ( ) Baixa estatura desproporcionada, velocidade de crescimento associadas a atraso na idade óssea e retardo mental são encontradas em pacientes com displasia óssea. ( ) São características da baixa estatura familial: puberdade atrasada, curva de crescimento com tendência à horizontalização na idade da puberdade e idade óssea compatível com a estatural. ( ) No hipotireoidismo adquirido há um atraso da idade óssea, queda de rendimento escolar, horizontalização da curva de crescimento, mas manutenção da expectativa da altura final. A sequência correta é:
Paciente vítima de atropelamento é levada ao P.S. por terceiros. Apresenta-se dispineico, com confusão no terço inferior do hemitórax esquerdo. O murmúrio vesicular se encontra diminuído à esquerda e a traqueia está centrada. Sat O2 85%. O pulso é fino, 120 bpm PA 80x50 mmHg. Apresenta confusão parieto occipital com otorragia e diminuição do nível de consciência, falando palavras desconexas, com movimentos descoordenados, sem abertura espontânea dos olhos. Apresenta ainda, bacia estável, deformidade e aumento do volume da coxa direita. Marque a alternativa correta:
Paciente de 65 anos, 70 kg, internado há 24 horas com o diagnóstico de pancreatite aguda, apresentou um quadro de insuficiência respiratória aguda de rápida evolução, com hipoxemia não-responsiva à suplementação de oxigênio. Evoluiu com necessidade de intubação orotraqueal e foi encaminhado à UTI. Chegou hipotenso (PA = 80/40 mmHg), taquicárdico, cianótico. Radiografia de tórax com infiltrados alveolares difusos nos quatro quadrantes pulmonares. Presença de secreção rósea pela cânula orotraqueal. O paciente foi colocado em ventilação mecânica (VM) com os seguintes parâmetros: modo assistido-controlado a volume, volume corrente de 560 ml, fluxo inspiratório de 60 L/min, frequência respiratória de 20/min, FiO2 de 100%, PEEP de 8 cmH2O. Gasometria após início da VM mostrava: pH = 7,32, PaO2 = 150 mmHg, SaO2 = 92%, PaCO2 = 35 mmHg, Bic = 16,7. Foi realizada a inserção de um cateter de artéria pulmonar que demonstrou uma pressão da artéria pulmonar ocluída (PAPO) de 14 mmHg e uma pressão venosa central (PVC) de 12 mmHg. Com base nesse quadro, assinale a alternativa correta.
Compartilhar