Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Homem de 45 anos, apresentando dor epigástrica há 48h, acompanhada de náuseas e vômitos, astenia severa e fadiga, petéquias, hipotensão e hipotermia, chega à emergência chocado. Como não há tempo suficiente para confirmar a suspeita clínica, o tratamento do choque deverá ser iniciado de imediato. Os exames mais importantes para o diagnóstico foram eosinofilia importante, cortisol normal, hiponatremia, hipoglicemia e hipercalemia. O diagnóstico mais provável é:

A
insuficiência suprarrenal aguda.
B
coma hipoglicêmico.
C
insuficiência renal aguda.
D
pancreatite aguda.
A hipoglicemia é o distúrbio metabólico mais frequente no período neonatal. Qual a situação abaixo é considerada fator de risco para este distúrbio metabólico?
A clínica do pneumotórax hipertensivo caracteriza-se por:
Paciente de 29 anos, masculino, com queixa de dor na coluna lombar. Ao exame físico queixa dor à movimentação, certa rigidez e discreta cifose. RX da coluna lombar revela osteólise do corpo vertebral de L2. Foi feita hipótese diagnóstica de Mal ou Doença de Pott. Marque a alternativa mais correta para o caso.
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Conduta mais apropriada:
Compartilhar