Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Homem de 45 anos, apresentando dor epigástrica há 48h, acompanhada de náuseas e vômitos, astenia severa e fadiga, petéquias, hipotensão e hipotermia, chega à emergência chocado. Como não há tempo suficiente para confirmar a suspeita clínica, o tratamento do choque deverá ser iniciado de imediato. Os exames mais importantes para o diagnóstico foram eosinofilia importante, cortisol normal, hiponatremia, hipoglicemia e hipercalemia. O diagnóstico mais provável é:

A
insuficiência suprarrenal aguda.
B
coma hipoglicêmico.
C
insuficiência renal aguda.
D
pancreatite aguda.
Leia o caso clínico abaixo e analise as assertivas que se seguem. Seu Francisco, 48 anos, foi morar na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Vila Alegre. Procurou atendimento médico por apresentar quadro de tosse há 3 meses, associado à anorexia, perda de peso, febre vespertina e sudorese noturna. Referia ser alcoolista de longa data. Já havia iniciado tratamento para Tuberculose com Esquema I na USF onde morava, mas havia interrompido tratamento há 20 dias. Após exame clínico completo e realização da Lista de Problemas, o médico, junto à equipe, I. considerou o caso como uma transferência entre Unidades de Saúde da Família, não sendo necessária nova notificação. II. considerou o caso como abandono ao tratamento, associando Etambutol ao Esquema I. III. encaminhou ao CAPS AD para tratamento do alcoolismo. IV. solicitou ao ACS visitas domiciliares quinzenais para a realização de doses supervisionadas. Assinale a alternativa correta:
A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:
Qual procedimento que, comprovadamente, reduz morbimortalidade em pacientes com síndrome da disfunção respiratória aguda (SDRA)?
Em caso de Síndrome Coronariana Aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, aponte o fator que não é considerado fator preditor de alto risco:
Compartilhar