Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Psiquiatria

Homem de 45 anos é trazido ao Pronto-Socorro alcoolizado, vomitando, em mau estado geral e com fala pastosa. Após ser medicado com glicose a 50% e Metoclopramida EV, passou a apresentar piora do nível de consciência, ataxia e oftalmoplegia. A respeito desse caso, provavelmente o agravamento deveu-se a:

A
Acidente vascular cerebral isquêmico transitório, frequente em alcoolistas dessa faixa etária.
B
Descompensação diabética em função da administração de glicose.
C
Reação anafilática à metoclopramida.
D
Insuficiência relativa de tiamina, ocasionada pela administração de glicose.
E
Interrupção abrupta da ingestão de álcool.
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família avaliou a atividade funcional de Sr. Pedro através da investigação das atividades de vida diária básicas. São AVDs básicas, EXCETO:
Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que há 6 meses passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.
Em relação aos carcinógenos infecciosos e os tipos de tumores predominantes, marque a alternativa ERRADA:
Compartilhar