Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Homem de 47 anos, com história de pancreatite alcoólica, chega ao setor de emergência com sintomas de tonteira, fadiga, desconforto abdominal leve e hematoquezia profusa. Relata diarreia, com fezes negras nas últimas duas semanas. Etilista crônico, estando em abstinência há quatro anos. Faz uso atual de acetaminofen, metoclopramida, lansoprazol, enzimas pancreáticas exógenas e octreotide, 100 mg subcutâneo três vezes ao dia. Nega uso de anti-inflamatórios não esteroidais. Ao exame físico apresenta pressão arterial de 69/37 mmHg, com hipotensão postural, taquipneia, com frequência de 24 irpm, sem esforço respiratório. Na avaliação inicial encontra-se pálido e fraco, com mucosa oral hipo-hidratada. Exame cardiopulmonar normal, exceto pelas alterações dos sinais vitais. Exame abdominal com dor leve em epigástrio e quadrante superior esquerdo, sem sinais de irritação abdominal; apresenta distensão leve, com exacerbação do peristaltismo abdominal. Toque retal revela fezes escurecidas no reto. Exames laboratoriais revelam hemoglobina de 3.9 g/dl (a última dosagem quatro semanas antes era de 14.9 g/dl). Provas de função hepática sem alterações. Foi tratado inicialmente com hidratação venosa vigorosa, hemotransfusão e inibidor de bomba de prótons intravenoso. Após estabilização hemodinâmica foi submetido à endoscopia digestiva alta que evidenciou saída de sangue pela ampola de Vater. Pergunta-se: qual o diagnóstico mais provável ?

A
Malformação arteriovenosa;
B
Varizes esofageanas;
C
Hemossuco pancreático;
D
Lesão de Dieulafoy.
Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Com base no texto, escolha a alternativa que aponte respectivamente: data provável do parto e idadegestacional na ocasião da consulta.
Sobre amebíase intestinal, podemos afirmar que :
Criança com 3 anos, previamente hígida, com início insidioso de edema generalizado, hipoatividade e diminuição do apetite. Urina mais escura e diminuída nos últimos dias. Mãe refere que ela está com 3kg acima do peso habitual. PA: 90/60mmHg. Exame inicial: Urina I com DU 1020, pH 6, corpos cetônicos +, proteínas +++, leucócitos 5.000, hemácias 40.000, cilindros hialinos. Sua principal HD é:
Com respeito à asma, assinale a INCORRETA:
Compartilhar