Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Homem de 48 anos, natural de Paranaguá, estivador. Há três meses com inapetência, tosse seca, emagrecimento, tosse produtiva mucopurulenta, febre e episódios hemoptóicos. Tabagista e etilista crônico. No exame físico apresenta-se com diminuição de MV e raros estertores expiratórios no 1/3 antero-superior de hemitórax direito. O RX de tórax evidenciou condensação infraclavicular direita, com grande cavitação no seguimento anterior. As hipóteses diagnósticas mais prováveis, por ordem decrescente de probabilidade, são:

A
CA broncogênico, Abscesso pulmonar, Tuberculose
B
Abscesso pulmonar, Tuberculose, Blastomicose
C
Tuberculose, CA broncogênico, Pneumonia por Gram negativo
D
Abscesso pulmonar, CA broncogênico, Pneumonia por Gram negativo
E
Tuberculose, Abscesso, Paracoccidioidomicose
Você está na sala de parto diante de uma criança nascida a termo, de parto vaginal sem intercorrências. Após os procedimentos inicias de rotina, o boletim de Apgar no primeiro minuto de vida é de 9. Nesse momento, assinale a alternativa que melhor represente as condições cardiovasculares desse recém-nascido:
Paciente com 34 anos de idade, atendido no pronto-socorro com queixa de dor torácica há 2 semanas, com melhora e aparecimento de dispneia progressiva.Teve contato com colega de trabalho diagnosticado há 2 meses com tuberculose. No exame físico: bom estado geral, dispneico (24 ipm); à ausculta pulmonar, murmúrio vesicular presente em hemitórax esquerdo e abolido em 1/3 inferior de hemitórax direito (HTD); à percussão, maciço em 1/3 inferior de HTD. A radiografia de tórax mostra opacidade em 1/3 inferior de HTD e linha de Damoiseau-Ellis. A hipótese diagnóstica nesse caso é:
Paciente, com 2 anos de idade, sexo feminino, com queixa de dor e perda de força no membro superior direito há uma hora. Mãe refere que a criança ia que ela a segurou pelo antebraço. Observa-se o antebraço em extensão e pronado. Qual deve ser tratamento?
Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, sem antecedentes patológicos, apresenta cefaleia súbita de forte intensidade, acompanhada de náusea, vômitos e rebaixamento da consciência. No exame clínico, além do rebaixamento da consciência, apresenta também discreta rigidez de nuca. Qual o primeiro exame complementar a ser solicitado?
Compartilhar