Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Homem de 48 anos, natural de Paranaguá, estivador. Há três meses com inapetência, tosse seca, emagrecimento, tosse produtiva mucopurulenta, febre e episódios hemoptóicos. Tabagista e etilista crônico. No exame físico apresenta-se com diminuição de MV e raros estertores expiratórios no 1/3 antero-superior de hemitórax direito. O RX de tórax evidenciou condensação infraclavicular direita, com grande cavitação no seguimento anterior. As hipóteses diagnósticas mais prováveis, por ordem decrescente de probabilidade, são:

A
CA broncogênico, Abscesso pulmonar, Tuberculose
B
Abscesso pulmonar, Tuberculose, Blastomicose
C
Tuberculose, CA broncogênico, Pneumonia por Gram negativo
D
Abscesso pulmonar, CA broncogênico, Pneumonia por Gram negativo
E
Tuberculose, Abscesso, Paracoccidioidomicose
São indicações de drenagem torácica tubular em pacientes com derrame pleural parapneumônico, exceto:
Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?
Sobre doença hemolítica perinatal: I - O exame de painel de hemácias permite a identificação do antígeno específico responsável pelo processo de aloimunização. II - A negatividade do teste de Kleihauer e a positividade do teste de Coombs indireto comprovam a eficácia da imunoglobulina anti-Rh. III - A funiculocentese é exame essencial na propedêutica porque não aumenta de forma significativa o grau de aloimunização. IV - A dopplerfluxometria da artéria cerebral média fetal (velocidade sistólica máxima) permite a identificação de anemias moderada e grave. Está CORRETO apenas o que está contido em:
A melhor forma de evitar as infecções em pacientes com anemia falciforme é fazer:
Compartilhar