Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Homem de 50 anos com quadro de pirose retroesternal e regurgitação leve há 10 anos, com períodos de sintomatologia irregulares e uso intermitente de IBP. Há um ano houve agravamento do quadro clínico, com episódios de odinofagia e piora da pirose retroesternal. Na endoscopia EED de um mês, verificou-se: hérnia hiatal de 3 cm com erosões esparsas no terço distal do esôfago e Barrett de 2 cm; BEG, corado, IMC - 25 e sem comorbidades. Conduta:

A
Trocar o IBP.
B
Aumentar a dose do IBP e acrescentar um eucinético (p.ex.: domperidona).
C
Esofagomanometria e pHmetria de 24 horas.
D
Ablação da mucosa de Barrett por método endoscópico.
E
Cirurgia de Nissen videolaparoscópica.
Assinale a opção INCORRETA sobre úlcera péptica.
Assinale a opção INCORRETA sobre um paciente com dor abdominal mas com achados duvidosos para abdome agudo.
Qual das seguintes vacinas NÃO deve ser administrada a uma menina de 8 anos de idade que nunca foi imunizada previamente?
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se em um pronto-socorro com uma história de vômitos (seis episódios inicialmente claros e em seguida de cor amarelada) e diarreia (8 episódios, fezes aquosas). A criança apresenta febre (38,5 °C). Seus pais suspenderam a alimentação e iniciaram água de coco, que ele vomitava logo em seguida. Ele urinou apenas duas vezes nas últimas 12 horas. A criança sente-se fraca, e aparenta palidez cutaneomucosa. Considerando o quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
Compartilhar