Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Homem de 50 anos com quadro de pirose retroesternal e regurgitação leve há 10 anos, com períodos de sintomatologia irregulares e uso intermitente de IBP. Há um ano houve agravamento do quadro clínico, com episódios de odinofagia e piora da pirose retroesternal. Na endoscopia EED de um mês, verificou-se: hérnia hiatal de 3 cm com erosões esparsas no terço distal do esôfago e Barrett de 2 cm; BEG, corado, IMC - 25 e sem comorbidades. Conduta:

A
Trocar o IBP.
B
Aumentar a dose do IBP e acrescentar um eucinético (p.ex.: domperidona).
C
Esofagomanometria e pHmetria de 24 horas.
D
Ablação da mucosa de Barrett por método endoscópico.
E
Cirurgia de Nissen videolaparoscópica.
Lactente de 9 meses, tem apresentado episódios repetidos de tosse, sibilância e desconforto respiratório.Qual dos achados clínicos é o mais sugestivo de asma?
Escolar de 10 anos, diabético tipo 1, insulinodependente , é levado ao ambulatório devido dificuldade controle glicêmico pela manhã ao acordar. Segundo sua mãe a criança acorda no início da madrugada com cefaleia e sudorese fria, mas pela manha a glicemia capilar encontra-se sempre elevada e a glicosúria é positiva. Em uso de insulina intermediária e rápida (3U/kg/dia) em esquema de 12/12h. Qual a provável causa da instabilidade glicêmica desta criança?
Lactante, 8 meses, com evolução de dois meses com quadro de anemia, recebeu transfusão de concentrado de hemácias há 15 dias. Apresenta edema em mão e pés, distensão abdominal, febre e ao raio-x de tórax: condensação em terço inferior de pulmão direito. Hemograma com leucocitose, anemia, plaquetose e reticulócitos aumentado. Mãe com história de anemia, foi submetida a colocistectomia para tratamento de litíase biliar. Qual o diagnóstico mais provável e qual exame indicado para o diagnóstico de certeza?
Uma criança de 3 anos, nunca vacinada, comparece ao centro de saúde. A conduta ideal, nessa situação, é administrar:
Compartilhar