Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem de 50 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica essencial, em uso de enalapril e amlodipina. Apresenta pressão arterial de 160 / 100 mmHg em medidas pressóricas avaliadas em casa e durante o retorno ambulatorial. Assinale a alternativa com a melhor opção terapêutica.

A
Suspender as medicações em uso e introduzir beta-blo-queador.
B
Suspender enalapril e iniciar antagonista do receptor da angiotensina II.
C
Associar clonidina.
D
Associar diurético.
E
Associar beta-bloqueador.
Paciente, 31 anos de idade, G3P2A0, com o tempo de amenorreia de 25 semanas queixava-se de dor lombar há 3 dias, associada com polaciúria. Relatou também calafrios, náuseas e vômitos há 12 horas. Trouxe ultrassom de primeiro trimestre com a idade gestacional. Ao exame: temperatura axilar 39,1ºC, atividade uterina não perceptível; BCF = 136 bpm: colo fechado, grosso posterior. A hipótese diagnóstica e a conduta são:
Em qual das situações relacionadas a seguir o exame do cariótipo provavelmente não ajudará no esclarecimento do diagnóstico?
Qual o tipo de bacia que apresenta maior chance de apresentações oblíquas posteriores com distocia crescente com a progressão da descida da apresentação?
À medida que não tem respaldo científico para evitar o desenvolvimento de diabetes tipo II em paciente com síndrome metabólica é:
Compartilhar