Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem de 52 anos, desempregado, etilista pesado queixando-se de lombalgia, febre vespertina, anorexia e perda de peso. Ao exame, encontra-se apenas emagrecido. US abdominal revelou calcificações esparsas no parênquima renal direito e o sumário de urina evidencia hematúria microscópica, piúria microscópica e ausência de bactérias. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica para o caso?

A
Amiloidose renal
B
Infecção urinária por anaeróbios
C
Tuberculose renal
D
Carcinoma de células renais
Dentre as causas possíveis de visão turva, podemos citar, EXCETO:
Ao examinar um paciente com quadro de DPOC, você detecta o bordo inferior do fígado a 4 cm do RCD, consistência normal, sem nódulos, indolor. É correto afirmar apenas com este dado que:
Paciente portador de endocardite bacteriana apresenta quadro de dor abdominal no quadrante superior esquerdo e esplenomegalia. A tomografia computadorizada de abdome mostra coleção intraesplênica multiloculada com nível hidroaéreo. O tratamento correto é:
Homem de 23 anos procura o pronto socorro com queixa de dor e inchaço do pênis há 4 horas. Durante relação sexual com esposa ouviu um estalido e, a seguir, apresentou detumescência peniana com perda da ereção. Ao exame físico, o paciente apresenta grande equimose na haste peniana e uretrorragia. Assinale a alternativa que melhor descreve a conduta a ser tomada pelo médico assistente:
Compartilhar