Homem de 53 anos com doença renal crônica, estágio final, secundário a Diabetes Mellitus tipo I. Encontra-se em uma visita de seguimento. Ele submeteu-se a revascularização do miocárdio há 02 anos. Exame físico normal, exceto pela presença de retinopatia diabética. Sua taxa de filtração glomerular estimada é de 25 ml/min/1,73 m². Qual das seguintes opções de tratamento é associado com a melhor chance de sobrevivência e melhor qualidade de vida neste cenário clínico?
A
Diálise peritoneal.
B
Hemodiálise na clínica.
C
Transplante renal.
D
Hemodiálise em casa.
E
Acompanhamento clínico sem diálise ou transplante.
Outras questões
Uma paciente do sexo feminino, de 30 anos, refere um início há cerca de dois anos de dor generalizada. Refere que o início foi insidioso, com dores inicialmente na região cervical, que se estenderam para todo o corpo. Refere que no mesmo período iniciou com insônia inicial, sono não reparador e um cansaço generalizado, mal-definido. Nega rigidez matinal. Ao exame físico, o estado geral é bom, com dados vitais normais, sem evidência de sinovite ou fraqueza muscular objetiva. A palpação da musculatura revelou vários pontos de hipersensibilidade dolorosa. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Sobre a trombose venosa cerebral (TVC), é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta em relação à cefaleia na sala de emergência.
Sobre a cefaleia da hemorragia subaracnoideia, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É diferenciada das demais devido a faixa etária dos pacientes. ( ) Precisa de punção lombar para diagnóstico. ( ) Deve ser lembrada nos casos graves de comprometimento da consciência. ( ) Se acompanhada de crise álgica importante, determina pior prognóstico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.