Homem de 54 anos, branco, com hipertensão arterial, apresenta insuficiência cardíaca há 10 anos com fração de ejeção de 32%, em uso de carvedilol (50 mg/dia), captopril (150 mg/dia) e furosemida (80 mg/dia), com controle da hipertensão e da insuficiência cardíaca. Há 2 meses iniciou piora progressiva da dispneia e dor precordial em aperto, aos esforços, que melhora após 2 minutos de repouso.Visando à melhora do prognóstico, a melhor conduta é:
A
Introduzir nitrato.
B
Abordar miocárdio hibernante.
C
Iniciar antagonista da aldosterona e antagonista do re-ceptor da angiotensina II.
D
Realizar angioplastia de resgate da maior lesão coronariana.
E
Introduzir AAS e clopidogrel.
Outras questões
Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?
Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimentase regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?
A síntese de DNA ocorre em qual das fases relacionadas abaixo?
Dos itens abaixo em relação à falha do controle radioterápico dos tumores, assinale a alternativa CORRETA: