Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Homem de 54 anos, branco, com hipertensão arterial, apresenta insuficiência cardíaca há 10 anos com fração de ejeção de 32%, em uso de carvedilol (50 mg/dia), captopril (150 mg/dia) e furosemida (80 mg/dia), com controle da hipertensão e da insuficiência cardíaca. Há 2 meses iniciou piora progressiva da dispneia e dor precordial em aperto, aos esforços, que melhora após 2 minutos de repouso.Visando à melhora do prognóstico, a melhor conduta é:

A
Introduzir nitrato.
B
Abordar miocárdio hibernante.
C
Iniciar antagonista da aldosterona e antagonista do re-ceptor da angiotensina II.
D
Realizar angioplastia de resgate da maior lesão coronariana.
E
Introduzir AAS e clopidogrel.
Em relação à parada cardiorrespiratória na infância, é CORRETO afirmar:
Paciente de 4 anos de idade com história de Asma Brônquica há 1 ano chega ao hospital dispnéico, agitado, falando com dificuldade, com tiragem intercostal bilateral, diminuição do murmúrio vesicular nos 2 pulmões, sibilos difusos ‘a ausculta, freqüência respiratória de 44 movimentos/minuto, frequência cardíaca de 120 batimentos/minuto, abdome com fígado a 2 cm do rebordo costal direito, pulsos periféricos normais, saturação de oxigênio de 89% em ar ambiente. Baseado nos dados acima, assinale a alternativa CORRETA.
Hemorragia, cistite, conjuntivite, pneumonia e diarreia; todos estes sintomas têm demonstrado relação com infecção provocada por qual agente etiológico?
Um homem com 60 anos de idade vai ao posto de saúde queixando-se de dores no ombro. Após o exame clínico, o médico suspeita que possa tratar-se de uma bursite no ombro. Qual das opções é a que se associa de forma mais frequente à bursite no ombro?
Compartilhar