Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hematologia

Homem de 54 anos, branco, com hipertensão arterial, apresenta insuficiência cardíaca há 10 anos com fração de ejeção de 32%, em uso de carvedilol (50 mg/dia), captopril (150 mg/dia) e furosemida (80 mg/dia), com controle da hipertensão e da insuficiência cardíaca. Há 2 meses iniciou piora progressiva da dispneia e dor precordial em aperto, aos esforços, que melhora após 2 minutos de repouso.Visando à melhora do prognóstico, a melhor conduta é:

A
Introduzir nitrato.
B
Abordar miocárdio hibernante.
C
Iniciar antagonista da aldosterona e antagonista do re-ceptor da angiotensina II.
D
Realizar angioplastia de resgate da maior lesão coronariana.
E
Introduzir AAS e clopidogrel.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?
Sobre o tema arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:
As meningites causadas pelos agentes infecciosos abaixo indicam profilaxia dos comunicantes intradomiciliares na idade pré-escolar susceptíveis:
Compartilhar