Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem de 55 anos, tabagista de 40 maços/ano, refere dispneia há 3 dias sem outros sintomas respiratórios. Exame físico: peso 140 kg, afebril, pouco dispneico, FR 26 mpm, PA 150/100 mmHg, FC = P 110 bpm, pico de fluxo 450 L/min, saturação periférica de O2 em ar ambiente 90%. Tórax: murmúrio vesicular diminuído globalmente com sibilos; 2 bulhas rítmicas e normofonéticas com sopro sistólico em foco tricúspide. Abdome globoso, fígado a 2,0 cm do rebordo costal. Edema de membros inferiores, maior à direita. Raio X de tórax normal, ECG ritmo sinusal. Assinale a sequência correta para a abordagem imediata.

A
Cálculo do escore de Wells, heparina não fracionada EV, tomografia helicoidal de tórax com contraste.
B
Cálculo do escore de Wells, diurético, oxigênio, corticoide sistêmico e heparina baixo peso.
C
Oxigênio, diurético, broncodilatador inalatório e corticoide.
D
Oxigênio, corticoide sistêmico, broncodilatador inalatório e heparina não fracionada EV.
E
Cálculo do escore de Wells, dímero-D, tomografia helicoidal de tórax com contraste, ultrassom de membros inferiores e heparina não fracionada EV.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Considerando as várias afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item a seguir. A técnica operatória que apresenta melhores resultados no tratamento da fissura anal crônica é a esfincterotomia lateral interna subcutânea.
Considerando que um paciente de 45 anos de idade seja portador de câncer gástrico tipo 3 na classificação de Borrmann e tenha indicação cirúrgica, julgue o seguinte item. No caso em apreço, se a opção cirúrgica for uma gastrectomia total, as seguintes artérias serão seccionadas: gástrica direita e esquerda, gastroepiploica direita e esquerda e artérias gástricas curtas.
Compartilhar