Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Pneumologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

Homem de 56 anos consultou por quadro de dor intermitente de baixa intensidade no hipocôndrio direito, que aliviava com analgésicos, iniciado há 1 ano. Fazia uso de anti-hipertensivos e de hipoglicemiante oral. Nas últimas 24 horas, o paciente passou a apresentar febre, e a dor tornou-se contínua, fixa no hipocôndrio direito com irradiação para as costas. A avaliação laboratorial revelou glicemia de 250 mg/dl, hemograma com leucócitos de 15.000/mm³ (10% de bastonados) e bilirrubina direta de 0,8 mg/dl. A ultrassonografia abdominal mostrou cálculo de 2 cm na vesícula biliar com espessamento e gás em sua parede. Diante deste quadro, qual o diagnóstico mais provável e qual o tratamento mais indicado?

A
Colecistite enfisematosa - colecistectomia videolaparoscópica
B
Colecistite xantogranulomatosa - colecistectomia videolaparoscópica
C
Abscesso hepático - administração de ampicilina e sulbactam
D
Fístula colecistoduodenal - colecistectomia aberta
E
Colangite aguda - colangiopancreatografia endoscópica retrógrada
Das drogas abaixo, quais podem ser administradas via endotraqueal?
Para qual das pacientes menopausadas abaixo citadas você indicaria terapia hormonal? Referência: ROTINAS EM GINECOLOGIA - Fernando Freitas e cols. Climatério.
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, o tratamento indicado para um escolar com pneumonia, internado com febre, vômitos e tiragem intercostal é:
Qual das seguintes glomerulopatias NÃO cursa com redução de complemento sérico?
Compartilhar