Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Pneumologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

Homem de 56 anos consultou por quadro de dor intermitente de baixa intensidade no hipocôndrio direito, que aliviava com analgésicos, iniciado há 1 ano. Fazia uso de anti-hipertensivos e de hipoglicemiante oral. Nas últimas 24 horas, o paciente passou a apresentar febre, e a dor tornou-se contínua, fixa no hipocôndrio direito com irradiação para as costas. A avaliação laboratorial revelou glicemia de 250 mg/dl, hemograma com leucócitos de 15.000/mm³ (10% de bastonados) e bilirrubina direta de 0,8 mg/dl. A ultrassonografia abdominal mostrou cálculo de 2 cm na vesícula biliar com espessamento e gás em sua parede. Diante deste quadro, qual o diagnóstico mais provável e qual o tratamento mais indicado?

A
Colecistite enfisematosa - colecistectomia videolaparoscópica
B
Colecistite xantogranulomatosa - colecistectomia videolaparoscópica
C
Abscesso hepático - administração de ampicilina e sulbactam
D
Fístula colecistoduodenal - colecistectomia aberta
E
Colangite aguda - colangiopancreatografia endoscópica retrógrada
Qual a conduta que deve ser realizada quando lactente de 11 meses, vacinado na maternidade com o BCG, não apresenta cicatriz vacinal?
Paciente de 52 anos, sexo feminino, portadora de transtorno bipolar tipo 1, é encaminhada ao serviço de endocrinologia para avaliação de hipotireoidismo primário. Qual dos medicamentos abaixo pode estar relacionado ao quadro dessa paciente?
Sobre o tratamento dos transtornos depressivos, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 82 anos, portador de transtorno do humor e hipertensão arterial essencial, em uso de fluoxetina e hidroclorotiaziada, desenvolve quadro de diminuição do nível de consciência no pós-operatório de cirurgia abdominal. Considerando que a função renal está normal, qual é o distúrbio metabólico mais provável responsável pela alteração neurológica nesse paciente?
Compartilhar