Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Pneumologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

Homem de 56 anos consultou por quadro de dor intermitente de baixa intensidade no hipocôndrio direito, que aliviava com analgésicos, iniciado há 1 ano. Fazia uso de anti-hipertensivos e de hipoglicemiante oral. Nas últimas 24 horas, o paciente passou a apresentar febre, e a dor tornou-se contínua, fixa no hipocôndrio direito com irradiação para as costas. A avaliação laboratorial revelou glicemia de 250 mg/dl, hemograma com leucócitos de 15.000/mm³ (10% de bastonados) e bilirrubina direta de 0,8 mg/dl. A ultrassonografia abdominal mostrou cálculo de 2 cm na vesícula biliar com espessamento e gás em sua parede. Diante deste quadro, qual o diagnóstico mais provável e qual o tratamento mais indicado?

A
Colecistite enfisematosa - colecistectomia videolaparoscópica
B
Colecistite xantogranulomatosa - colecistectomia videolaparoscópica
C
Abscesso hepático - administração de ampicilina e sulbactam
D
Fístula colecistoduodenal - colecistectomia aberta
E
Colangite aguda - colangiopancreatografia endoscópica retrógrada
Pré-escolar apresenta lesões na pele que se iniciaram há 2 dias, acompanhadas de febre alta e dor à deglutição. Ao exame, percebe-se exantema vermelho, pontilhado, finamente papular, generalizado, com textura de lixa grossa à palpação. O eritema é mais intenso nas fossas antecubitais. A face parece ruborizada e há palidez perioral. A orofaringe apresenta-se muito hiperemiada, com purulência nas amígdalas e a língua tem aspecto de framboesa. Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem, 75 anos, apresenta febrícula vespertina, mialgias em cintura escapular e sinovites metacarpofalangeanas há 1 mês. Há 3 dias tem claudicação de mandíbula e episódios de perda visual. O VSG é de 105 mm na 1ª hora. O diagnóstico mais provável para este paciente é:
Um paciente de 57 anos, portador de hipertensão controlada, encontra-se em pré-operatório de colectomia direita. A sua classificação, segundo a American Society of Anesthesiologists (ASA), é:
Um lactente de 6 meses com suspeita de comunicação interventricular é avaliado. Espera-se à ausculta deste bebê um sopro
Compartilhar