Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Pneumologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hepatologia

Homem de 56 anos consultou por quadro de dor intermitente de baixa intensidade no hipocôndrio direito, que aliviava com analgésicos, iniciado há 1 ano. Fazia uso de anti-hipertensivos e de hipoglicemiante oral. Nas últimas 24 horas, o paciente passou a apresentar febre, e a dor tornou-se contínua, fixa no hipocôndrio direito com irradiação para as costas. A avaliação laboratorial revelou glicemia de 250 mg/dl, hemograma com leucócitos de 15.000/mm³ (10% de bastonados) e bilirrubina direta de 0,8 mg/dl. A ultrassonografia abdominal mostrou cálculo de 2 cm na vesícula biliar com espessamento e gás em sua parede. Diante deste quadro, qual o diagnóstico mais provável e qual o tratamento mais indicado?

A
Colecistite enfisematosa - colecistectomia videolaparoscópica
B
Colecistite xantogranulomatosa - colecistectomia videolaparoscópica
C
Abscesso hepático - administração de ampicilina e sulbactam
D
Fístula colecistoduodenal - colecistectomia aberta
E
Colangite aguda - colangiopancreatografia endoscópica retrógrada
Lactente de 8 meses é levada ao Pronto Socorro devido quadro de irritabilidade e febre alta há 3 dias. A mãe informa que, há cerca de uma semana, o lactente parece resfriado e houve piora significativa nos últimos dias. O exame físico revela abaulamento de membrana timpânica a esquerda e tumefação dolorosa retroauricular homolateral. A conduta neste caso é:
Um carteiro de 60 anos foi atendido com dor em torno do quadril esquerdo, que dificultava a deambulação e o fazia faltar ao trabalho há vários dias. No exame osteoarticular, o médico observou piora importante da dor à abdução da coxa. Tal manifestação indica, como mais provável, a hipótese de:
Há alguns anos, você vem tratando um homem de 68 anos com ICC por cardiomiopatia dilatada. Ele se mantém compensado, apesar da fração de ejeção de 30% e do aumento global do coração. Está em uso de diurético e captopril, mas não tolerou o betabloqueador que você tentou aditar à terapia por diversas vezes. Ele adentra a emergência hospitalar com palpitação e dispneia, iniciadas poucos minutos antes. O ECG mostra fibrilação atrial com resposta ventricular rápida. Após cardioversão elétrica bem-sucedida, a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal será:
Comparece, ao ambulatório, um paciente de cinco anos de idade com história de otites de repetição, rinite persistente e apneia obstrutiva do sono. Essa sintomatologia é classicamente observada em casos de:
Compartilhar