Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem de 57 anos, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva e dispneia de esforço, rapidamente progressiva aos mínimos esforços. O exame físico mostrava tórax sem expansão à direita, percussão maciça e murmúrio vesicular abolido em base e campo médio direito, sem frêmito toracovocal. O achado radiológico mais provável, neste caso, é:

A
Velamento do 1/3 inferior do hemitórax direito com estreitamento dos espaços intercostais e desvio ipsilateral do mediastino.
B
Velamento de 2/3 inferiores do hemitórax direito com desvio do mediastino para o lado contralateral.
C
Presença de ar no espaço pleural, identificação da margem do pulmão atelectasiado e desvio do mediastino para o lado central.
D
Hipotransparência homogênea em lobo médio e lobo inferior direito sem velamento de seio costofrênico.
Quanto à Fibrose Cística pode-se afirmar que:
Com relação ao tratamento da Sífilis Congênita, segundo orientações do Ministério da Saúde do Brasil – 2005, qual das opções está correta?
A hérnia inguinal direta se caracteriza por estar localizada:
Paciente jovem deu entrada na Emergência vítima de PAF (Projétil de Arma de Fogo), com orifício de entrada na região cervical anterior, na linha média do pescoço, ao nível da cartilagem cricoide e orifício de saída na região cervical posterior ao nível da C4. Encontra-se taquipneico, vasodilatado e hipotenso. Baseado neste cenário de trauma, assinale a assertiva correta:
Compartilhar