Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Homem de 57 anos, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva e dispneia de esforço, rapidamente progressiva aos mínimos esforços. O exame físico mostrava tórax sem expansão à direita, percussão maciça e murmúrio vesicular abolido em base e campo médio direito, sem frêmito toracovocal. O achado radiológico mais provável, neste caso, é:

A
Velamento do 1/3 inferior do hemitórax direito com estreitamento dos espaços intercostais e desvio ipsilateral do mediastino.
B
Velamento de 2/3 inferiores do hemitórax direito com desvio do mediastino para o lado contralateral.
C
Presença de ar no espaço pleural, identificação da margem do pulmão atelectasiado e desvio do mediastino para o lado central.
D
Hipotransparência homogênea em lobo médio e lobo inferior direito sem velamento de seio costofrênico.
Com relação às afecções oncológicas, julgue o item subsecutivo. O prognóstico de câncer de próstata em pacientes obesos é melhor que em pacientes com peso adequado.
No próximo item é apresentado um caso clínico seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente foi admitido no pronto-socorro por apresentar dor lombar intensa, náuseas e vômitos. No exame físico, não foram detectados sinais de irritação peritoneal no paciente. Os exames laboratoriais revelaram EAS com hematúria +/4+ e leucograma normal. A tomografia computadorizada da região abdominal do paciente mostrou cálculo renal de 4 mm no terço superior do ureter direito, com discreta hidronefrose à direita. Nesse caso, seria correto submeter o paciente a hidratação vigorosa, analgesia, acompanhamento laboratorial e realização de exames de imagem seriados para avaliar alteração da hidronefrose.
Em relação à Leishmaniose visceral ou calazar, pode-se dizer que:
Na asma classi?cada como persistente moderada, o VEF1 encontra-se:
Compartilhar