Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente de 45 anos procura o atendimento de urgência se queixando de dor abdominal de forte intensidade, localizada em baixo ventre. Refere vida sexual ativa com fluxos menstruais irregulares. Não faz uso de métodos anticoncepcionais. GV PIV CI (para laqueadura tubária). Ao exame: corada, hidratada, acianótica, apirética. FC: 120 bpm, PA: 90x50mmHg. Abdome: plano, flácido, doloroso palpação profunda em hipogástrio, peristalse presente. Toque: presença de tumoração pediculada no canal vaginal, dolorosa à mobilização, presença de sangramento de grande quantidade, fundo de saco posterior e anterior indolores. Frente ao caso clínico podemos afirmar que:

A
trata-se de abortamento inevitável.
B
a paciente apresenta inversão uterIna.
C
quadro clínico sugere mioma em parturição.
D
a paciente está com uma gestação ectópica.
E
estamos frente a um caso de abscesso pélvico.
Uma menina de 5 anos de idade é levada por sua mãe ao setor de urgência quinze dias após uma infecção de vias áreas superiores. Ao exame você observa Temperatura axilar de 40°C, tornozelos e joelhos com sinais flogisticos (edema e dor). A ausculta cardíaca revela sopro sistólico de grande intensidade. Estes achados são consistentes com qual das seguintes doenças?
Reconhece-se que a Síndrome Antifosfolipídeo (SAF) é associada a complicações obstétricas. Acerca desta associação podemos afirmar que:
Com relação ao fibroadenoma é correto afirmar que:
Paciente em investigação de infertilidade primária se recusa a realizar o exame de histerossalpingografia solicitado pelo médico assistente. A mesma alega que o exame é muito doloroso e já havia recebido o diagnóstico de Síndrome Anovulatória Crônica há 05 (cinco) anos. Sobre o caso pode–se afirmar:
Compartilhar