Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Homem de 60 anos é avaliado durante plantão. Está internado há 4 dias para tratamento de neutropenia febril e há 36 horas não apresenta diurese. Exame físico evidenciou mucosas algo ressecadas e taquicardia leve (110 bpm). Sondagem vesical extraiu mínima quantidade de urina (< 10 ml). Além de outras condutas, é solicitada a correção da dose do antibiótico em uso para a função renal. O paciente pesa 60 kg, tem 1,60 m de altura. Exame da urgência mostra creatinina = 2,5 mg/dl. Com base nos dados expostos, assinale o item que contenha o clearance de creatinina deste paciente.

A
< 11.
B
11 – 29.
C
30 – 59.
D
60 – 90.
E
> 90.
São complicações de tireoidectomia, exceto:
Paciente com quadro de dor de início súbito em abdômen superior, irradiada para o dorso. Procura serviço de emergência de hospital geral, onde realiza ecografia abdominal, que diagnostica pancreatite aguda edematosa com presença de cálculos em vias biliares. O manejo inicial deverá ser:
Homem de 65 anos de idade, tabagista e hipertenso, apresentou quadro de hematúria macroscópica. Fez ultrassonografia das vias urinárias que mostrou lesão vegetante de 2 centímetros em parede lateral direita. Foi submetido à ressecção endoscópica (RTU) do tumor que revelou ser carcinoma urotelial de alto grau infiltrando o córion. Foi submetido à re-RTU e o resultado foi ausência de tumor. Qual é a MELHOR conduta?
A doença carencial de maior prevalência no mundo é a que ocorre por de?ciência de Ferro. Crianças são mais acometidas devido a uma série de fatores próprios da infância, principalmente no primeiro ano de vida, fase de rápido crescimento. Assinale a alternativa que indica corretamente o período do aparecimento da carência em questão no referido período do crescimento:
Compartilhar