Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem de 60 anos, ex-pintor, tabagista 40 anos-maço apresenta hematúria intermitente e indolor há uma semana, com coágulos há um dia. A(s) principal(is) hipótese(s) diagnóstica(s) e o(s) exame(s) complementar(es) é(são):

A
neoplasia renal e vesical; cistoscopia e ultrassom renal.
B
neoplasia vesical; uretrocistografia.
C
neoplasia de próstata e glomerulonefrite; PSA e exame digital retal e biópsia renal.
D
neoplasia renal; tomografia computadorizada de abdômen.
E
neoplasia vesical e próstata; PSA e cistoscopia.
Homem, 47 anos, refere, há 2 anos, mancha única em braço esquerdo com episódios de edema e eritema no local. Exame físico: placa eritematosa e infiltrada, anestésica no deltoide esquerdo. Considerando o diagnóstico de hanseníase, a forma, o achado e o tipo de reação são:
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco do texto. “Você planeja realizar um estudo de casos e controles para verificar a influência do aleitamento natural na incidência de apendicite aguda em jovens de 15-24 anos de idade. O seu protocolo contém informações sobre idade, sexo, cor/raça, ocupação, estado conjugal, escolaridade, história pessoal de amidalectomia e história familiar de apendicectomia. Além de questões sobre a exposição de interesse principal, o seu questionário contém perguntas sobre exposição pregressa a tabaco e bebidas alcoólicas, bem como perguntas sobre estresse, consumo pregresso de vegetais, cafeína, anti-inflamatórios não hormonais, vermífugos, laxativos e drogas consideradas ilícitas. Nessas circunstâncias, os controles deverão ser pessoas ______________ e sem _________________ ”.
Em relação à pneumonia adquirida na comunidade em crianças e adolescentes, podemos afirmar que:
Mulher com 30 anos de idade é atendida por um médico numa Unidade de Saúde da Família na comunidade em que reside. Há três meses vem se sentindo muito cansada, com desânimo e desinteresse para fazer todas as suas tarefas diárias, inclusive sem vontade de comer (emagreceu 3 kg nesse período) ou de sair de casa. Não está dormindo direito e sente "que não serve para mais nada" (sic). Além do acolhimento de forma contextualizada, por meio de um relacionamento médico-paciente humanizado, quais devem ser, respectivamente, o diagnóstico e a conduta?
Compartilhar