Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem de 60 anos, ex-pintor, tabagista 40 anos-maço apresenta hematúria intermitente e indolor há uma semana, com coágulos há um dia. A(s) principal(is) hipótese(s) diagnóstica(s) e o(s) exame(s) complementar(es) é(são):

A
neoplasia renal e vesical; cistoscopia e ultrassom renal.
B
neoplasia vesical; uretrocistografia.
C
neoplasia de próstata e glomerulonefrite; PSA e exame digital retal e biópsia renal.
D
neoplasia renal; tomografia computadorizada de abdômen.
E
neoplasia vesical e próstata; PSA e cistoscopia.
As especificações técnicas abaixo estão relacionadas ao registro de pacientes com suspeita de morte encefálica (silêncio elétrico-cerebral). Qual delas NÃO pode ser adotada como critério de morte encefálica?
Uma paciente feminina de 72 anos de idade apresenta quadro súbito de fraqueza da mão direita e hemiface direita, disfasia e hemianopsia homônima direita. Nesse caso, houve oclusão da artéria:
No caso de um paciente masculino de 15 anos de idade com retardo mental moderado, transtorno de déficit de atenção, face alongada, orelhas aumentadas, em abano, e macrorquidia, qual o provável diagnóstico?
Roberto tem 7 anos e vem ao ambulatório trazido pela avó por apresentar tosse crônica, produtiva, principalmente matinal e história de infecções sinopulmonares de repetição. Ao exame detectam-se crepitações em bases pulmonares e situs inversus totalis. A TC de tórax identificou bronquiectasias no lobo médio e nos lobos inferiores. Considerando a principal suspeita diagnóstica de Roberto, o dado que na investigação complementar sugere esta hipótese é:
Compartilhar