Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem de 60 anos, ex-pintor, tabagista 40 anos-maço apresenta hematúria intermitente e indolor há uma semana, com coágulos há um dia. A(s) principal(is) hipótese(s) diagnóstica(s) e o(s) exame(s) complementar(es) é(são):

A
neoplasia renal e vesical; cistoscopia e ultrassom renal.
B
neoplasia vesical; uretrocistografia.
C
neoplasia de próstata e glomerulonefrite; PSA e exame digital retal e biópsia renal.
D
neoplasia renal; tomografia computadorizada de abdômen.
E
neoplasia vesical e próstata; PSA e cistoscopia.
Uma mulher 72 anos é atendida com queixa de dor aguda, iniciada há dois dias, no joelho direito, que apresenta calor local pouco intenso. Exames laboratoriais revelam em hematócrito de 38%, 10.500 leucócitos com 70% de neutrófilos segmentados e 4% de bastonetes; ácido úrico de 5,5 mg/dl. A radiografia de joelhos demonstra presença de condrocalcinose. O diagnóstico mais provável é de:
Em relação aos tuberculostáticos, é correto afirmar:
O mecanismo pelo qual os Anti-inflamatórios Não Hormonais (AINH) podem levar à Insuficiência Renal (IR) é:
Paciente vítima de atropelamento é levada ao P.S. por terceiros. Apresenta-se dispineico, com confusão no terço inferior do hemitórax esquerdo. O murmúrio vesicular se encontra diminuído à esquerda e a traqueia está centrada. Sat O2 85%. O pulso é fino, 120 bpm PA 80x50 mmHg. Apresenta confusão parieto occipital com otorragia e diminuição do nível de consciência, falando palavras desconexas, com movimentos descoordenados, sem abertura espontânea dos olhos. Apresenta ainda, bacia estável, deformidade e aumento do volume da coxa direita. Marque a alternativa correta:
Compartilhar