Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem de 60 anos, ex-pintor, tabagista 40 anos-maço apresenta hematúria intermitente e indolor há uma semana, com coágulos há um dia. A(s) principal(is) hipótese(s) diagnóstica(s) e o(s) exame(s) complementar(es) é(são):

A
neoplasia renal e vesical; cistoscopia e ultrassom renal.
B
neoplasia vesical; uretrocistografia.
C
neoplasia de próstata e glomerulonefrite; PSA e exame digital retal e biópsia renal.
D
neoplasia renal; tomografia computadorizada de abdômen.
E
neoplasia vesical e próstata; PSA e cistoscopia.
Uma mulher de 20 anos, com vida sexual ativa desde os 14 anos, com o desejo de gestar e atraso menstrual de 50 dias, iniciou um quadro clínico de dor pélvica e discreto sangramento via vaginal de coloração escura há 03 dias. Apresenta como antecedentes gineco-obstétricos um relato de abortamento espontâneo aos 15 anos de idade e um período de internação de 5 dias por “inflamação na barriga”, há 3 anos. Ao exame clínico há palidez cutaneomucosa de +3/4+, pressão arterial de 90x45mmHg, frequência cardíaca de 100bpm. Os exames complementares mostram teste sanguíneo de B HCG positivo para gravidez e dosagem de hemoglobina de 6,9g/dl. Diante desse quadro clínico, a prenhez ectópica é um dos diagnósticos prováveis e afirma-se que:
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Menino, 4 anos, previamente sadio apresenta quadro de edema generalizado, PA 90 X 50 mmHg; albumina sérica 1 g/dl; colesterol total 560 mg/dl, níveis de complemento e enzimas hepáticas normais. O diagnóstico mais provável é:
Homem, 68 anos de idade, apresenta eritrodermia esfoliativa com prurido moderado a intenso, hipertensão arterial e doença coronariana controladas com uso de medicações. A conduta mais adequada até elucidação diagnóstica é:
Compartilhar