Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem de 62 anos de idade, segue em acompanhamento de Insuficiência Cardíaca Congestiva classe funcional III (NYHA). Mantém-se sem descompensações há 1 ano. Do prontuário e informações colhidas junto ao paciente, nota-se o uso de algumas das medicações descritas nas alternativas. Assinale qual das seguintes drogas não altera a mortalidade dessa doença:

A
enalapril.
B
caverdilol.
C
espironolactona.
D
losartan.
E
digoxina.
Em relação aos aneurismas da aorta torácica assinale a alternativa CORRETA.
Paciente masculino de 36 horas de vida, após gestação de 36 semanas, Apgar 8/9, antecedente de polidrâmnio, mas sem relato de eliminação de mecônio. Ele evoluiu com distensão abdominal e vômitos biliosos, e a radiografia de abdome evidencia alças intestinais dilatadas, sem nível hidroaéreo, com imagens de vidro moído. Qual é a hipótese MAIS provável?
A infecção de pele e de partes moles complicadas envolve tecidos mais profundos, ou requerem intervenção cirúrgica. A infecção na presença de comorbidades médicas, como diabetes mellitus, doença renal crônica ou doença arterial periférica também definem infecção complicada. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao dar banho em uma criança de 1 ano, a mãe notou uma massa abdominal endurecida e a levou ao pediatra. A criança é assintomática. Ao exame físico, nota-se massa endurecida em flanco esquerdo e presença de aniridia, sem outras alterações. Realizou os seguintes exames: hemograma normal, urina tipo I com hematúria microscópica, radiografia simples de abdome com algumas imagens de microcalcificações e ultrassonografia com massa sólida retroperitoneal. O provável diagnóstico é:
Compartilhar