Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem de 62 anos de idade, segue em acompanhamento de Insuficiência Cardíaca Congestiva classe funcional III (NYHA). Mantém-se sem descompensações há 1 ano. Do prontuário e informações colhidas junto ao paciente, nota-se o uso de algumas das medicações descritas nas alternativas. Assinale qual das seguintes drogas não altera a mortalidade dessa doença:

A
enalapril.
B
caverdilol.
C
espironolactona.
D
losartan.
E
digoxina.
Com relação a crianças nascidas Pequenas para a Idade Gestacional (PIG) em razão de doenças maternas pré-existentes ou agravadas durante a gestação, julgue o seguinte item: As crianças nascidas PIG podem ser classificadas em simétricas ou assimétricas, sendo consideradas assimétricas quando a desproporção ocorre em fase precoce da gestação.
Com relação a cardiopatias na infância, julgue o item a seguir. A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
Mulher, 23a, refere cardiopatia congênita diagnosticada na infância, porém sem acompanhamento médico. Apresenta dispneia aos pequenos esforços, anasarca e cianose apenas em membros inferiores. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
Compartilhar