Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem de 62 anos de idade, segue em acompanhamento de Insuficiência Cardíaca Congestiva classe funcional III (NYHA). Mantém-se sem descompensações há 1 ano. Do prontuário e informações colhidas junto ao paciente, nota-se o uso de algumas das medicações descritas nas alternativas. Assinale qual das seguintes drogas não altera a mortalidade dessa doença:

A
enalapril.
B
caverdilol.
C
espironolactona.
D
losartan.
E
digoxina.
Sobre a hipertermia maligna, é correto afirmar que:
Uma mulher de 30 anos vai ao consultório médico relatando que a avó de 68 anos morreu devido a câncer de ovário. Temendo adquirir a doença, ela solicita informações sobre os fatores de risco e prevenção para o carcinoma de ovário. Assinale a alternativa que apresenta um fator que pode diminuir o risco para esse câncer.
A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental no Brasil. Sobre as características recentes desse modelo, é incorreto afirmar que:
Jovem de 35 anos com quadro de derrame pleural, após toracocentese e análise do líquido pleural com o seguinte padrão: proteínas totais (5,5), DHL (460); Exames laboratoriais de amostra sangue, proteínas totais (4,5), DHL (205). Qual a provável etiologia para o derrame, considerando os critérios de LIGHT?
Compartilhar