Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Homem de 64 anos com história de síncopes de repetição. Usa amiodarona há 5 anos para "problema no coração". O exame físico é normal, não há déficits motores e um ECG realizado, na ocasião, não demonstra alterações. Qual a avaliação complementar inicial recomendada?

A
Angiorressonância cerebral
B
Tilt teste (Teste da mesa inclinada)
C
Eletroencefalograma
D
Holter 24 horas
A hepatite B é causada pelo vírus da Hepatite B (VHB), um DNA vírus da família hepadnaviride. Qual dos marcadores sorológicos abaixo relacionados, quando presentes, é os mais sugestivos de uma infecção crônica:
Assinale a alternativa correta:
Menino de 12 anos de idade é admitido no setor de emergência com traumatismo crânio encefálico após queda da laje de +/- 2 metros de altura, quando estava soltando pipa. Ele apresentava vários hematomas pelo corpo, porém nenhuma outra fratura. Raios-X de tórax e exame de urina normais. Foi encaminhado à sala de observação e iniciado terapia apropriada. Com 12 horas de evolução a criança apresentava os seguintes resultados laboratoriais: Na+ = 127 mmol/L; K = 4,9 mmol/L; Cl = 97 mmol/L; HCO3 = 22 mEq/L; Uréia = 9 mg/dL; Creatinina = 0,4mg/dL. A hiponatremia observada neste caso provavelmente é o resultado de:
Uma menina de 5 anos de idade é levada por sua mãe ao setor de urgência quinze dias após uma infecção de vias áreas superiores. Ao exame você observa Temperatura axilar de 40°C, tornozelos e joelhos com sinais flogisticos (edema e dor). A ausculta cardíaca revela sopro sistólico de grande intensidade. Estes achados são consistentes com qual das seguintes doenças?
Compartilhar