Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 65 anos foi internado para avaliação de disfagia progressiva. A endoscopia digestiva revelou lesão vegetante no terço médio do esôfago, e o exame anatomopatológico da lesão, carcinoma epidermoide de esôfago. Exames de imagem e de medicina nuclear não mostraram metástases à distância. A dosagem de cálcio sérico foi de 12mg/dl (VR: 8,4 - 10,5 mg/dl). Qual a causa mais provável para a alteração deste resultado laboratorial?

A
Produção tumoral de proteína relacionada ao paratormônio PTH.
B
Produção tumoral de PTH.
C
Produção tumoral de vitamina D.
D
Produção tumoral de calcitonina.
E
Metástases ósseas ocultas.
Uma mulher de 50 anos que apresenta sintomatologia clínica de irregularidade menstrual, labilidade emocional, insônia, queda da libido e episódios de “fogacho” provavelmente encontra-se no climatério. Em relação a esta fase da evolução biológica da mulher, afirma-se que:
Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:
O teste sorológico mais específico para o diagnóstico de infecção aguda pelo vírus Epstein-Barr é a dosagem de:
O mecanismo fisiopatológico mais importante da doença do refluxo gastroesofágico é:
Compartilhar