Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 65 anos foi internado para avaliação de disfagia progressiva. A endoscopia digestiva revelou lesão vegetante no terço médio do esôfago, e o exame anatomopatológico da lesão, carcinoma epidermoide de esôfago. Exames de imagem e de medicina nuclear não mostraram metástases à distância. A dosagem de cálcio sérico foi de 12mg/dl (VR: 8,4 - 10,5 mg/dl). Qual a causa mais provável para a alteração deste resultado laboratorial?

A
Produção tumoral de proteína relacionada ao paratormônio PTH.
B
Produção tumoral de PTH.
C
Produção tumoral de vitamina D.
D
Produção tumoral de calcitonina.
E
Metástases ósseas ocultas.
As fraturas do escafoide com pior prognóstico em relação à consolidação e ao desenvolvimento de complicações são as que ocorrem no:
Paciente do sexo feminino, 15 anos, vem apresentando astenia, emagrecimento e quadro de úlceras recorrentes em cavidade oral, uveíte e úlceras genitais. O diagnóstico é:
Os estados tóxicos de confusão mental, devido à medicação antipsicótica, estão associados aos seus efeitos sobre qual sistema receptor?
Um paciente do sexo masculino, com 28 anos, está em tratamento com poliquiomioterapia para hanseníase (dapsona, rifampicina e clofazimina). Apresentou, no quarto mês de tratamento, diminuição do volume urinário, rash cutâneo, dor lombar e elevação de ureia e creatinina. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é:
Compartilhar