Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Homem de 67 anos, hipertenso e diabético chega ao PS com hemiparesia direita há 1 hora. Exame físico: pulso: 84 (irregular), PA:150 x 80 mmHg; glicemia capilar: 116 mg/dL; neurológico: escala de Glasgow: 15, hemiparesia completa direita e heminegligência. O restante do exame é normal. No eletrocardiograma há fiblilação atrial, e a tomografia de crânio e exames de sangue estão dentro da normalidade. Admitindo-se que não há qualquer contraindicação, nas primeiras 24 horas, é correto prescrever:

A
ativador do plasminogênio tecidual recombinante.
B
ativador do plasminogênio tecidual recombinante e AAS.
C
AAS associado a clopidrogrel em baixa dose.
D
anticoagulação plena com heparina fracionada.
E
anticoagulação plena com heparina não fracionada.
Gestante de 35 semanas apresenta HBsAg positivo no pré-natal. Qual a conduta para evitar a transmissão vertical ao RN?
Menina, 24 meses, peso 9,8 kg, estatura 82 cm e PC 48 cm, sofre queda de escada de 2 m. Está consciente e chorosa, com escoriações no crânio, no tórax e em MsIs. Tem respiração espontânea, ruidosa, com tiragem de fúrcula e subcostal. FC 150 bpm, pulsos débeis e PA 50/30 mmHg. Em relação a este caso de trauma, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Hipotensão, instabilidade da via aérea e peso inferior a 10 kg são marcadores de mau prognóstico deste caso. II. O PC proporcionalmente maior nesta idade e a maior força da musculatura cervical são fatores de proteção ao trauma craniano. III. A possível contusão pulmonar ocorrida neste caso é a causa mais comum de insuficiência respiratória no trauma pediátrico. Qual é a alternativa correta?
Homem, 45 anos, com cirrose pelo vírus da hepatite C, apresenta aumento do volume abdominal. Está ictérico, desorientado, desnutrido, com PA 100/60 mmHg, FC 86 bpm, ascite volumosa e edema de membros inferiores com cacifo de 4+. Avaliação laboratorial: Na+ 129 mEq/L; K+ 6 mEq/L; albumina 2,6 g/dl; creatinina 3 mg/dl; hemoglobina 9 g/dl. Em relação ao líquido de ascite deste paciente, pode-se afirmar que:
Em um paciente vítima de acidente automobilístico, é feito o diagnóstico de trauma pancreático grau III, revelado na tomografia computadorizada de abdome. A conduta correta a seguir deve ser:
Compartilhar