Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Homem de 68 anos comparece à Unidade Básica de Saúde em busca de orientações sobre imunizações contra tétano e influenza. Nega ser portador de doenças crônicas. Refere acidente com prego há 1 dia, tendo sofrido lesão perfurante em calcanhar direito. Em sua carteira de vacinação, consta esquema vacinal atualizado de acordo com o Programa Nacional de Imunizações do Adulto e do Idoso, sendo que há 2 anos fez o reforço do toxoide tetânico. A conduta adequada é:

A
realizar limpeza do ferimento, aplicar uma dose de reforço da antitetânica por tratar-se de ferimento profundo e não aplicar soro antitetânico; indicar realização de vacina anual contra influenza durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
B
realizar limpeza do ferimento, reforço vacinal e soro antitetânico, por tratar-se de lesão não superficial em paciente idoso; indicar realização de vacina anual contra influenza durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
C
realizar limpeza do ferimento; não aplicar reforço vacinal contra tétano ou soro antitetânico; não indicar vacina contra influenza, já que o paciente nega ser portador de doenças crônicas.
D
realizar limpeza do ferimento, não aplicar reforço vacinal, mas aplicar soro antitetânico e indicar realização de vacina anual contra influenza durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
E
realizar limpeza do ferimento; não aplicar reforço vacinal, nem soro antitetânico e indicar realização de vacina anual contra influenza durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
Em relação à torção testicular, assinale a alternativa INCORRETA:
Homem de 23 anos procura o pronto socorro com queixa de dor e inchaço do pênis há 4 horas. Durante relação sexual com esposa ouviu um estalido e, a seguir, apresentou detumescência peniana com perda da ereção. Ao exame físico, o paciente apresenta grande equimose na haste peniana e uretrorragia. Assinale a alternativa que melhor descreve a conduta a ser tomada pelo médico assistente:
Em relação a anatomia do fígado e vias biliares é correto afirmar:
Homem, 68 anos, com insuficiência cardíaca compensada e DPOC, apresenta quadro abdominal agudo compatível com síndrome perfurativa. Na cirurgia, é encontrada peritonite fecal difusa secundária à diverticulite aguda de sigmoide. Em relação ao uso de antibióticos, são feitas as seguintes assertivas. I. É imprescindível a coleta de secreção peritonial para orientar a terapêutica medicamentosa. II. A flora a ser coberta pelos antibióticos é a aeróbia gram-negativa e anaeróbia. III. A utilização de aminoglicosídeos é a melhor opção terapêutica para cobrir a flora gram-negativa. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar