Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Nefrologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Homem de 69 anos, submetido à gastrectomia parcial com reconstrução gastrojejunal transmesocólica devido à neoplasia gástrica avançada. Nos 1º e 2º dias de pós-operatório deve-se administrar:

A
soluções cristaloides e pelo menos dois concentrados de hemácias, acompanhado de eletrólitos conforme os exames laboratoriais.
B
soluções cristaloides balanceadas com coloides, com alto teor de glicose para suprimir o catabolismo proteico.
C
soluções cristaloides ricas em sódio e potássio, com baixo teor de glicose devido a risco de cetoacidose.
D
soluções com baixo teor de sódio e potássio, com glicose suficiente para suprimir a cetose de jejum.
E
soluções com baixo teor de sódio e potássio, com alto teor de glicose, diluídos em cristaloides e evitando o uso de coloides.
Uma mulher com endometriose em ambos os ovários que apresente lesões profundas maiores de 3 cm , e aderências densas em ambas as trompas e ovários é considerada com sendo de estágio:
Uma mulher de 35 anos chega à consulta com uma queixa de dois meses de evolução de lesões de pele em membros inferiores. Nega outras queixas. As lesões vão dos pés até a raiz das coxas e ficam mais intensas no final do dia. Ela traz uma biópsia de pele, com o seguinte laudo: inflamação intensa de vênulas pós-capilares, com presença de restos celulares de polimorfonucleares no interior e ao redor da parede dos vasos. Ao exame físico, púrpura palpável de membros inferiores. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
A linha pectínea ou denteada é uma marca embriológica que corresponde à junção:
Paciente masculino, 32 anos, vítima de atropelamento há 48 horas, desenvolve dor abdominal localizada em hipocôndrio direito, palidez, icterícia, hematêmese e melena. Qual a conduta que melhor atende a situação clínica atual do paciente?
Compartilhar