Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Nefrologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Homem de 69 anos, submetido à gastrectomia parcial com reconstrução gastrojejunal transmesocólica devido à neoplasia gástrica avançada. Nos 1º e 2º dias de pós-operatório deve-se administrar:

A
soluções cristaloides e pelo menos dois concentrados de hemácias, acompanhado de eletrólitos conforme os exames laboratoriais.
B
soluções cristaloides balanceadas com coloides, com alto teor de glicose para suprimir o catabolismo proteico.
C
soluções cristaloides ricas em sódio e potássio, com baixo teor de glicose devido a risco de cetoacidose.
D
soluções com baixo teor de sódio e potássio, com glicose suficiente para suprimir a cetose de jejum.
E
soluções com baixo teor de sódio e potássio, com alto teor de glicose, diluídos em cristaloides e evitando o uso de coloides.
Um homem com 70 anos de idade, hipertenso, foi atendido em uma Unidade de Emergência com quadro de bexigoma e infecção urinária, quando foi feita a passagem de sonda vesical de demora e iniciada antibioticoterapia. Após remissão completa do quadro infeccioso, o paciente foi internado no serviço de urologia de um hospital universitário para realização de ressecção transuretral de próstata. Ao ser submetido à avaliação pré-anestésica, informa, na anamnese, ser portador de marca-passo cardíaco, mas não sabe identificar o modelo e nem possui o cartão de usuário de marca-passo. O paciente informa ainda fazer uso regular de ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Com base nessas informações, qual deve ser a conduta subsequente da equipe médica assistente, anestesista e cirurgião, tendo em vista a realização de uma cirurgia segura?
Sobre a conjuntiva do globo ocular, analise as afirmativas abaixo: I - Constitui um tecido liso, flexível e avascularizado, que tem como função principal servir de barreira contra agressões exógenas, inclusive micro-organismos; II - É uma membrana mucosa que reveste o globo ocular em sua superfície anterior e as pálpebras, superior e inferior, nas suas superfícies posteriores; III - é um reservatório da secreção lacrimal e permite movimentação do globo ocular sem que o atrito entre em sua superfície lisa e a córnea cause dano para a mesma; IV - Nas conjuntivites virais, o infiltrado celular é tipicamente de polimorfonucleares neutrófilos. Está CORRETO o que se afirma em:
Paciente do sexo masculino, 55 anos, com diagnóstico de nefrolitíase, apresenta quadro de febre alta, calafrios, dor lombar, disúria, aumento de frequência urinária, urgência miccional e dor supra púbica há 3 dias. Apresenta-se ao exame clínico hemodinamicamente estável. O diagnóstico para esse quadro clínico é:
Paciente comparece à Unidade de Saúde da Família com raio x mostrando congestão do seio maxilar direito. A respeito das rinossinusites podemos afirmar:
Compartilhar