Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Nefrologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Homem de 69 anos, submetido à gastrectomia parcial com reconstrução gastrojejunal transmesocólica devido à neoplasia gástrica avançada. Nos 1º e 2º dias de pós-operatório deve-se administrar:

A
soluções cristaloides e pelo menos dois concentrados de hemácias, acompanhado de eletrólitos conforme os exames laboratoriais.
B
soluções cristaloides balanceadas com coloides, com alto teor de glicose para suprimir o catabolismo proteico.
C
soluções cristaloides ricas em sódio e potássio, com baixo teor de glicose devido a risco de cetoacidose.
D
soluções com baixo teor de sódio e potássio, com glicose suficiente para suprimir a cetose de jejum.
E
soluções com baixo teor de sódio e potássio, com alto teor de glicose, diluídos em cristaloides e evitando o uso de coloides.
Marque a afirmativa correta
Paciente de 65 anos de idade apresenta esforço miccional, jato urinário fraco e interrompido e esvaziamento incompleto da bexiga, mas também urgência urinária e polaciúria, além de nictúria. Não há relato de retenção urinária com necessidade de cateterismo vesical de alívio. O toque retal e a ultrassonografia mostram uma próstata aumentada de volume, mas não há nódulos. O valor do PSA é discretamente aumentado. A respeito do tratamento adequado para esta nosologia, podemos afirmar:
Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta?
As doenças pulmonares intersticiais constituem um grupo heterogêneo de doenças que acometem o parênquima pulmonar de maneira difusa, mas que são classificadas em conjunto devido às suas semelhanças clínicas, radiológicas e de função pulmonar. Acerca destas patologias assinale a opção INCORRETA:
Compartilhar