Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem de 71 anos consultou por apresentar sintomas do trato urinário inferior tanto de esvaziamento quanto de armazenamento, classificados como severos de acordo com o IPSS (escore internacional de Sintomas Prostáticos). Ao exame físico, palpava-se próstata aumentada, de consistência elástica e sem nódulos suspeitos ou áreas endurecidas. A medida do fluxo urinário sugeriu baixa probabilidade de obstrução infravesical. O PSA total foi de 3 ng/ml, e a creatinina sérica, de 0,9 mg/dl. A ultrassonografia das vias urinárias mostrou rins normais sem ectasia ureteropielocalicial, bexiga com paredes moderadamente espessadas e volume prostático de 30 cm³ sem projeção do lobo mediano. O resíduo pós-miccional foi de 30 ml, e o EQU e a urocultura não revelaram anormalidades. Qual o tratamento mais adequado neste momento?

A
Observação apenas
B
Administração de bloqueador alfadrenérgico
C
Administração de inibidor da alfa-5-redutase
D
Ressecção transuretral da próstata
E
Prostatectomia retropúbica simples
O triângulo de Calot, um ponto de reparo anatômico utilizado para identificar estruturas importantes durante a colecistectomia, é limitado por:
De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:
Assinale a opção incorreta no que se refere à hemoglobinúria paroxística noturna (HPN):
A.M.R.B., 22 anos, GIIPIA0, na 14ª semana de gestação realizou pesquisa de anticorpos pelo ELISA onde os resultados obtidos foram: IgM negativo e IgG positivo para rubéola; IgM negativo e IgG positivo para citomegalovírus; IgM positivo e IgG positivo para toxoplasmose. Sobre estes resultados é possível afirmar: I. Há imunidade materna para rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose; II. Há risco de infecção fetal pelo citomegalovírus; III. Deve ser efetuado o teste de avidez da IgG para toxoplasmose e caso demonstre baixa avidez, orientar à gestante que trata-se de infecção pré-gestacional; IV. Há risco de infecção fetal pela rubéola. Quais são as corretas ?
Compartilhar