Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Homem de 72 anos de idade acompanhado de sua esposa procura assistência médica com queixa de “perda de memória”. Refere que guarda as chaves do carro e não se recorda depois do local, tem dificuldade de aprender novas tarefas, como usar o celular que ganhou do filho e que, às vezes, durante conversa não consegue lembrar-se do nome de pessoas sobre a quais gostaria de tecer um comentário. A esposa não tem observado dificuldades no dia a dia do paciente e refere que ele continua desempenhando suas tarefas como antes. Quanto ao caso clínico é correto afirmar que: (MEEM = Miniexame do Estado Mental)

A
trata-se de um caso de demência em sua fase precoce.
B
o MEEM é fundamental para o diagnóstico de demência nessa situação.
C
a ausência de perda funcional torna improvável o diagnóstico de demência.
D
é necessária a realização de um exame de imagem para definição diagnóstica.
E
definitivamente não se trata de um caso de demência.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que aponte o(s) maior(es) determinantes(s) de mortalidade precoce após uma lesão traumática do pâncreas:
Paciente de 9 anos em tratamento com metilfenidato para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade vem apresentando boa melhora nas atividades acadêmicas, porém a mãe preocupa-se com as consequências de se fazer uso de uma medicação controlada em idade tão precoce. Ao citar-lhe os riscos, você CORRETAMENTE lhe dirá que o uso do medicamento, mesmo na posologia poderá causar:
O trauma crônico e repetitivo que leva a rupturas microscópicas quando o osso sofre uma carga superior ao seu ponto de colapso, é conhecida como:
Paciente masculino de 78 anos, portador de diabetes melito, hipertensão arterial e transtorno afetivo bipolar, deu entrada no pronto-socorro após episódio de síncope. Apresentava FC = 38 bpm e PA = 74 x 36 mmHg ao exame físico. Encontrava-se sonolento, confuso, febril, secretivo e com hiperglicemia. Foi internado na UTI e evoluiu com insuficiência renal aguda, necessitando de terapia dialítica. O paciente fazia uso previamente de insulina glargina 30 UI/dia e Lispro 04 UI nas refeições, losartan 50 mg 2x/dia, citalopram 20 mg/dia e carbonato de lítio 300 mg 3x/dia. Com base no caso acima, é CORRETO afirmar:
Compartilhar