Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Homem de 72 anos de idade acompanhado de sua esposa procura assistência médica com queixa de “perda de memória”. Refere que guarda as chaves do carro e não se recorda depois do local, tem dificuldade de aprender novas tarefas, como usar o celular que ganhou do filho e que, às vezes, durante conversa não consegue lembrar-se do nome de pessoas sobre a quais gostaria de tecer um comentário. A esposa não tem observado dificuldades no dia a dia do paciente e refere que ele continua desempenhando suas tarefas como antes. Quanto ao caso clínico é correto afirmar que: (MEEM = Miniexame do Estado Mental)

A
trata-se de um caso de demência em sua fase precoce.
B
o MEEM é fundamental para o diagnóstico de demência nessa situação.
C
a ausência de perda funcional torna improvável o diagnóstico de demência.
D
é necessária a realização de um exame de imagem para definição diagnóstica.
E
definitivamente não se trata de um caso de demência.
A determinação do hiato iônico (anion gap) ajuda a classificar as acidoses metabólicas. Dentre as acidoses metabólicas relacionadas abaixo, qual não possui anion gap elevado?
A utilização da ventilação mecânica invasiva é muito eficaz para realizar o suporte ventilatório e a manutenção das trocas gasosas, porém cursa com complicações relacionadas diretamente ao processo de entubação e redução da defesa das vias aéreas. O uso da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) é uma alternativa que pode evitar essas complicações em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. São indicações da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI), EXCETO:
Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnostica e a profilaxia de doenças do viajante. Vinicius está assintomático após um mês de tratamento diário com IBP. A endoscopia digestiva mostra esôfago de Barret e a histopatologia afasta displasia. A esofagomanometria revela pressão normal do esfíncter esofagiano inferior e ausência de distúrbios motores. Vinicius permaneceu quatro meses em viagem e retorna antecipadamente com fadiga, febre elevada e dor articular intensa, calor e edema em joelho direito, tornozelo direito, dorso do pé e punho esquerdo, além de lombalgia, há uma semana. Deambulava com grande dificuldade e havia recebido diagnóstico de tendinite do Aquileu bilateral. Ao retornar, revela ao médico ter tido relações sexuais sem preservativos com uma colega de trabalho, durante a viagem, seguida, algumas semanas após, de disúria autolimitada. O quadro descrito acima também pode ser desencadeado por:
Tercigesta, com seis semanas, refere dor em baixo ventre e sangramento vaginal há três horas, associados a vômitos e dor no ombro direito. Exame físico: palidez cutâneo-mucosa, taquicardia e pressão arterial de 80 / 40 mmHg, presença de pequena quantidade de sangue em fundo de saco vaginal e dor a mobilização de colo uterino. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar