Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Psiquiatria

Psiquiatria

Homem de 72 anos de idade acompanhado de sua esposa procura assistência médica com queixa de “perda de memória”. Refere que guarda as chaves do carro e não se recorda depois do local, tem dificuldade de aprender novas tarefas, como usar o celular que ganhou do filho e que, às vezes, durante conversa não consegue lembrar-se do nome de pessoas sobre a quais gostaria de tecer um comentário. A esposa não tem observado dificuldades no dia a dia do paciente e refere que ele continua desempenhando suas tarefas como antes. Quanto ao caso clínico é correto afirmar que: (MEEM = Miniexame do Estado Mental)

A
trata-se de um caso de demência em sua fase precoce.
B
o MEEM é fundamental para o diagnóstico de demência nessa situação.
C
a ausência de perda funcional torna improvável o diagnóstico de demência.
D
é necessária a realização de um exame de imagem para definição diagnóstica.
E
definitivamente não se trata de um caso de demência.
Homem de 29 anos de idade, agricultor, admitido no HCTCO com cefaleia, prostração, mal-estar, febre, calafrios, náuseas, mialgias intensas nas panturrilhas há 4 dias. Evoluiu há 2 dias com diminuição do volume urinário e icterícia. Informa a ocorrência de uma enchente no seu bairro uma semana antes do inicio dos sintomas. Ao exame físico apresentava-se T. axilar de 39°, icterícia rubínica (3+/4+), sufusões hemorrágicas nas conjuntivas e petéquias nos membros superiores. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável dos exames laboratoriais abaixo, qual NÃO seria o achado esperado?
Paciente politraumatizado deu entrada no pronto socorro com lesão neurológica grave, hipotenso e em coma, necessitou ser intubado durante o atendimento inicial pela gravidade do seu quadro clínico. Na sala de trauma o ortopedista observou grande edema da perna direita com sinais de esmagamento e extensa lesão de partes moles com uma fratura fechada cominutiva do 1/3 proximal da tíbia (Tscherne III). Com relação ao diagnóstico de síndrome compartimental a conduta correta é:
A conduta imediata na queimadura química por álcali na região ocular é:
Sueli, 25 anos, vem apresentando fraqueza muscular, irregularidade menstrual e aumento de peso. Ao exame físico, apresenta-se levemente hipertensa, obesa, estrias abdominais, acne e hirsutismo. A hipótese diagnóstica é:
Compartilhar