Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Homem de 73 anos internado por enterorragia vultuosa. Foi submetido à colonoscopia de urgência que não revelou o sítio de sangramento. O paciente permanece com sangramento digestivo, e no momento com hipotensão postural e taquicardia, apesar de reposição volêmica e hemotransfusão. Neste caso indica-se:

Aline, de 1 mês de idade, é levada para a primeira consulta ao pediatra. A mãe relata gestação sem intercorrências e parto normal, a termo. A criança recebeu alta após 48 horas de vida, com icterícia leve em face. A criança está em aleitamento materno exclusivo, está com o cartão vacinal atualizado e a mãe está tranquila. Ao exame físico é notado sopro holossistólico, na borda esternal esquerda inferior, com frêmito. O pediatra comunica o fato à mãe, que discorda e informa que na maternidade não foi encontrada nenhuma alteração na criança. O pediatra informa corretamente que, EXCETO:
Escolar de 7 anos com quadro de tosse, febre ( 39ºc) há 4 dias. Procurou o serviço de emergência e ao Rx tórax foi evidenciado pneumonia com derrame pleural em terço inferior direito. Qual o agente etiológico mais provável?
A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injúria, incapacidade, institucionalização e morte) que são resultado da combinação de alta incidência com alta suscetibilidade às lesões. Marque a alternativa INCORRETA:
Em relação à HAS, marque a alternativa INCORRETA.
Compartilhar