Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem de 77 anos chega ao pronto-socorro com dor e distensão abdominal há 3 dias e vômitos há um dia. Exame físico: desidratado, descorado, eupneico, afebril, pulmões livres, abdome distendido, com dor a palpação profunda difusamente, sem descompressão brusca dolorosa, ruídos hidroaéreos aumentados. Toque retal com ampola ampla e sem lesões ou fezes palpáveis. RX de abdome: grande distensão de cólon. Hemograma: 15.000 leucócitos e 5% de bastonetes. A conduta é:

A
antibioticoterapia e indicar cirurgia de emergência.
B
solicitar tomografia computadorizada e antibioticoterapia.
C
sonda nasogástrica de grosso calibre e hidratação endovenosa com observação rigorosa e reavaliação em 24 horas.
D
ultrassonografia abdominal e drenagem de abscesso intracavitário se necessário.
E
realizar retossigmoidoscopia para diagnóstico e terapêutica.
Assinale a alternativa CORRETA.
Marta tem 25 anos, é estudante de direito, vem apresentando há, mais ou menos, dois meses dispneia e medo de morrer, sensação que dura em média 15 minutos, diariamente. Às vezes, pensa que vai enlouquecer. Refere que em alguns locais tem mais medo do que em outros. O diagnóstico mais provável para Marta é:
Criança de 7 dias de vida, nascida em domicílio com auxílio de parteira, é trazida ao hospital com tumefação em região inguinal direita. O exame clínico mostra uma hérnia inguinal direita facilmente redutível, sem sinais flogísticos e sem criptoquirdia concomitante. Pode-se afirmar:
Paciente politraumatizado apresenta na avaliação primária taquicardia, sem hipotensão. Podemos afirmar que:
Compartilhar