Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Homem de 78 anos de idade em consulta de avaliação pré-operatória para estratificação do risco de complicações cardiológicas, referentes a uma cirurgia de retirada de um carcinoma espinocelular de face, com anestesia local. É portador de insuficiência cardíaca compensada e diabetes, também compensado. Ao exame clínico: íctus desviado para esquerda, sem outras alterações. O eletrocardiograma mostra alterações difusas da repolarização ventricular, a radiografia de tórax e os exames laboratoriais estão todos normais. Neste momento a conduta adequada é:

A
pedir teste de esforço para melhor avaliação da isquemia cardíaca antes da cirurgia.
B
nenhuma intervenção ou orientação suplementar específica para a cirurgia.
C
introduzir diltiazem antes do procedimento cirúrgico.
D
solicitar cintilografia de perfusão miocárdica para melhor estratificação do risco cirúrgico do paciente.
E
suspender a cirurgia e encaminhar ao cardiologista para melhor avaliação da insuficiência cardíaca e da possível insuficiência coronariana.
Homem negro de 64 anos é internado devido à insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal e polineuropatia. Ao exame chama atenção a presença de pápulas céreas nas regiões inguinais e axilares. Seus exames revelaram: ureia 180 mg/dl, creatinina: 6.3 mg/dl, proteínas totais: 9.0 g/dl, albumina 3.2 g/dl, hematócrito 24% com leucometria e plaquetas normais. EAS com celularidade normal, proteinúria 3+ sem cilindros. O ecocardiograma revelou espessamento ventricular esquerdo sem disfunção sistólica. Qual dos seguintes exames tem maior chance de esclarecer o diagnóstico?
Mulher de 64 anos, com diagnóstico de síndrome de Sjögren, há 25 anos, devido à xeroftalmia e xerostomia associados à positividade para anticorpos anti-SSA e anti-SSB. Há três meses notou aumento progressivo e indolor da parótida esquerda, que se apresenta dura ao exame, sem sinais flogísticos. O diagnóstico mais provável é:
Qual das drogas abaixo, ao final da gestação, pode levar ao surgimento de kernicterus?
Sobre as hérnias inguinais na infância, é correto afirmar:
Compartilhar