Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Homem de 78 anos de idade em consulta de avaliação pré-operatória para estratificação do risco de complicações cardiológicas, referentes a uma cirurgia de retirada de um carcinoma espinocelular de face, com anestesia local. É portador de insuficiência cardíaca compensada e diabetes, também compensado. Ao exame clínico: íctus desviado para esquerda, sem outras alterações. O eletrocardiograma mostra alterações difusas da repolarização ventricular, a radiografia de tórax e os exames laboratoriais estão todos normais. Neste momento a conduta adequada é:

A
pedir teste de esforço para melhor avaliação da isquemia cardíaca antes da cirurgia.
B
nenhuma intervenção ou orientação suplementar específica para a cirurgia.
C
introduzir diltiazem antes do procedimento cirúrgico.
D
solicitar cintilografia de perfusão miocárdica para melhor estratificação do risco cirúrgico do paciente.
E
suspender a cirurgia e encaminhar ao cardiologista para melhor avaliação da insuficiência cardíaca e da possível insuficiência coronariana.
Criança de 8 anos, soropositiva para HIV, apresenta tosse crônica, baqueteamento digital, gasometria mostrando hipoxemia e infiltrado intersticial na radiografia de tórax. Esta condição é mais compatível com:
Durante uma apendicectomia por apendicite grau III houve contaminação grosseira da pele com secreção purulenta. O cirurgião optou por fechar a incisão nos planos musculares e aponeuróticos, iniciar antibioticoterapia e fazer curativos estéreis diariamente. Após 5 dias, ele realizou a síntese da pele. Qual o nome desse procedimento?
O Calendário Básico de Vacinação preconiza duas doses de reforço para a vacina:
Deu entrada no pronto-socorro às 3 horas da manhã, um paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, presidiário, trazido por agentes penitenciários informando que o paciente estava com diarreia, febre, cãimbras musculares e dificuldade para dormir. Os policiais relataram que o mesmo está preso há 10 dias, por uso e tráfico de drogas. Ao exame foi observado: Taquicardia, hipertensão arterial, febril, agitação, miose, creção de pelos, lacrimejamento e rinorreia. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar