Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Homem idoso (72 anos) é internado por dor retroesternal, supradesnível de ST em D1, AVL, V5 e V6, troponina sérica elevada e hemoglobina de 8 g%. Dentre as citadas, indique a melhor opção terapêutica:

A
Sangue total 2 U EV.
B
Sulfato ferroso oral.
C
Ferro venoso.
D
Papa de hemácias 3 U EV.
E
Soro fisiológico 1 L EV.
Considere um paciente em uso de candesartan, espironolactona, fenofibrato e amiodarona. A possibilidade de interação medicamentosa e/ou efeitos adversos deverá ser melhor investigada com o seguinte conjunto de exames:
Vítima de queda de moto, um rapaz de 21 anos chega ao pronto socorro consciente, eupneico e hemodinamicamente normal. Os bombeiros contam que no local ele estava desacordado. Agora conversa normalmente, embora não se lembre do que aconteceu. Não tem déficit neurológico focal. Diagnóstico mais provável:
Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
Um jovem de 25 anos levou uma queda durante a prática esportiva e foi atendido em uma emergência cirúrgica. Feito o exame clínico e propedêutica radiológica foi constatada fratura distal do rádio. Qual das afirmativas abaixo contempla o tratamento por meio de redução incruenta mais imobilização?
Compartilhar