Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Hematologia

Reumatologia

Homem negro de 64 anos é internado devido à insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal e polineuropatia. Ao exame chama atenção a presença de pápulas céreas nas regiões inguinais e axilares. Seus exames revelaram: ureia 180 mg/dl, creatinina: 6.3 mg/dl, proteínas totais: 9.0 g/dl, albumina 3.2 g/dl, hematócrito 24% com leucometria e plaquetas normais. EAS com celularidade normal, proteinúria 3+ sem cilindros. O ecocardiograma revelou espessamento ventricular esquerdo sem disfunção sistólica. Qual dos seguintes exames tem maior chance de esclarecer o diagnóstico?

A
Biópsia de medula óssea
B
Eletroneuromiografia
C
Biópsia das lesões cutâneas
D
Angiotomografia pulmonar
Pré-escolar de 4 anos é atendido no Pronto-Socorro com crise de asma. Apresenta-se sonolento, cianótico, retrações subcostais e esternocleidomatoideas acentuadas, sibilos difusos, FR: 49 irpm, FC: 144 bpm, saturação de oxigênio 78%, espirometria com PFE < 30. A mãe relata a ocorrência de crises frequentes, "praticamente todos os dias", acordando sempre à noite, faltando muito à escola, com internação por asma este ano. Baseado na IV Diretriz Brasileira para o manejo de asma, a classificação da intensidade da crise é:
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
O organismo materno sofre mudanças anatômicas e funcionais durante a gravidez, com o objetivo de redefinir um novo equilíbrio adaptativo para a presença do feto em desenvolvimento.Constituem modificações gravídicas gerais do organismo materno, observa-se:
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se com seu terceiro episódio de linfadenite cervical dolorosa. Cada crise foi tratada com incisão e drenagem, tendo sido isolado o Staphylococcus aureus. Na idade de 2 anos, ele precisou de aspiração cirúrgica de um abscesso hepático. O teste laboratorial mais importante para o diagnóstico desta paciente é:
Compartilhar