Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem portador de câncer de próstata com metástase óssea disseminada procura serviço de pronto atendimento com quadro de dor óssea de forte intensidade, difusa. Seu médico já receitou uso contínuo de paracetamol e de anti-inflamatório não hormonal (AINH), com persistência da dor, apesar das medicações. A conduta deve ser:

A
Fornecer medicação sedativa para que o paciente diminua a ansiedade. Manter o esquema já em uso.
B
Associar um opioide de baixa potência, por via oral ao esquema em curso.
C
Suspender o paracetamol, um analgésico de menor potência e que não será útil nessa situação, aumentar a dose de AINH.
D
Explicar que a dor é consequência das metástases, orientar a aguardar ação da associação em uso, alertar sobre o risco de dependência de certos medicamentos.
E
Suspender o AINH pelo risco de insuficiência renal associado ao uso crônico, aumentar a dose de analgésico.
Lactente de dez meses apresenta quadro intermitente de distensão abdominal e vômitos biliosos associados a retardo no crescimento. Na história neonatal, apresentou retardo na eliminação de mecônio, evoluindo com constipação crônica. O diagnóstico mais provável para esse caso é:
Nas uveítes associadas com artrite juvenil crônica, é INCORRETO afirmar que:
Em relação às uveítes anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Caracterizam-se pela inflamação preponderante do segmento anterior do olho; ( ) A iridociclite é o achado ocular mais comum nos pacientes com síndrome de Reiter, afetando, aproximadamente, 30 a 60% de todos os pacientes, sendo geralmente bilateral e autolimitada; ( ) Quando relacionada à infecção por sífilis, pode ser grave e não responsiva à medicação; ( ) Os achados oculares mais frequentes relacionados à tuberculose são: precipitados ceráticos granulomatosos e nódulos de íris. A sequência está correta:
Entre as informações obtidas da história para orientar a avaliação do risco cirúrgico, estão: informações sobre a doença de base, que indicou o procedimento cirúrgico, incluindo informações do cirurgião sobre o risco e o local do procedimento, NÃO podemos aceitar que
Compartilhar