Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem portador de câncer de próstata com metástase óssea disseminada procura serviço de pronto atendimento com quadro de dor óssea de forte intensidade, difusa. Seu médico já receitou uso contínuo de paracetamol e de anti-inflamatório não hormonal (AINH), com persistência da dor, apesar das medicações. A conduta deve ser:

A
Fornecer medicação sedativa para que o paciente diminua a ansiedade. Manter o esquema já em uso.
B
Associar um opioide de baixa potência, por via oral ao esquema em curso.
C
Suspender o paracetamol, um analgésico de menor potência e que não será útil nessa situação, aumentar a dose de AINH.
D
Explicar que a dor é consequência das metástases, orientar a aguardar ação da associação em uso, alertar sobre o risco de dependência de certos medicamentos.
E
Suspender o AINH pelo risco de insuficiência renal associado ao uso crônico, aumentar a dose de analgésico.
São situações que podem simular o abdome agudo:
Pedrinho com 3 meses de vida é levado pela mãe ao Pronto Socorro Infantil com história de tosse há 3 dias, febre baixa, não medida, inapetência, chiado no peito, cansaço e dificuldade para mamar. História pregressa: RN de parto via vaginal, à termo, peso nascimento 3.300 g, estatura: 49 cm. APGAR 9/10. Seio materno exclusivo. Ao exame físico: peso atual: 6.200g, estatura: 60 cm, frequência cardíaca: 120 bpm, frequência respiratória: 56 rpm, temperatura axilar:37,8ºC. Bom estado geral, taquipneico, sibilos difusos com tempo expiratório prolongado e presença de estertores subcrepitantes esparsos. Exame realizado: RX de tórax: hiperinsuflação com retificação dos arcos costais, área cardíaca dentro dos limites da normalidade, arcabouso ósseo íntegro. Qual a hipótese diagnóstica, mais provável para o caso acima?
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulino-dependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direita aos esforços, com redução ao repouso e com desconforto local, mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsava positiva. Para o quadro clínico acima exposto, é correto afirmar:
Em relação à Tetralogia de Fallot, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar