Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Homem portador de câncer de próstata com metástase óssea disseminada procura serviço de pronto atendimento com quadro de dor óssea de forte intensidade, difusa. Seu médico já receitou uso contínuo de paracetamol e de anti-inflamatório não hormonal (AINH), com persistência da dor, apesar das medicações. A conduta deve ser:

A
Fornecer medicação sedativa para que o paciente diminua a ansiedade. Manter o esquema já em uso.
B
Associar um opioide de baixa potência, por via oral ao esquema em curso.
C
Suspender o paracetamol, um analgésico de menor potência e que não será útil nessa situação, aumentar a dose de AINH.
D
Explicar que a dor é consequência das metástases, orientar a aguardar ação da associação em uso, alertar sobre o risco de dependência de certos medicamentos.
E
Suspender o AINH pelo risco de insuficiência renal associado ao uso crônico, aumentar a dose de analgésico.
Apesar dos grandes avanços na cirurgia e medicina intensiva, a pancreatite aguda continua sendo um dos maiores desafios, principalmente pela evolução muito desfavorável de alguns pacientes. Sobre o manejo da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:
Em caso de lactente com irmão portador de leucemia em tratamento quimioterápico, deve ser contraindicada a vacina:
Recém-nascido (RN) termo, adequado para a idade gestacional, nascido de parto normal sem intercorrências. Mãe 33 anos de idade, primigesta, pré-natal sem complicações. Ao nascimento RN estava hipotônico e apresenta frequência cardíaca (FC) de 40 batimentos por minuto (bpm). Oxigênio foi administrado com balão e máscara e ele foi intubado; sua FC permaneceu de 40 bpm. Qual é o passo seguinte na reanimação?
Em relação ao controle da dor, é correto afirmar:
Compartilhar